Open Nav Logo Mais Retorno

Empresa de Capital Fechado

O que é uma empresa de capital fechado?

Você já deve ter escutado bastante o termo "empresa de capital aberto", até mesmo nos noticiários da televisão. No entanto, e empresa de capital fechado? Sabe a diferença entre esses dois tipos de organização?

Em resumo, ambas são Sociedades Anônimas, as famosas S.A.'s. Esse é o formato de negócio em que o patrimônio é distribuído em ações. Como consequência disso, a responsabilidade de cada sócio é proporcional ao que ele tiver de controle acionário.

Sobre as ações de uma Sociedade Anônima, elas podem ou não constar na Bolsa de Valores para negociação dos investidores. Essa é, basicamente, a principal diferença entre os dois tipos que abordamos no primeiro parágrafo.

Enquanto que uma empresa de capital aberto abre seu capital para investimentos do público geral na Bolsa de Valores (e permite sua negociação no mercado secundário entre eles), uma empresa de capital fechado mantém suas ações em posse dos sócios, sem abertura para o público no mercado de capitais.


Como funciona uma empresa de capital fechado?

 

Essa situação apresenta algumas características próprias para uma empresa de capital fechado. Em primeiro lugar, embora não seja uma norma ou regra, elas costumam ser menores em termos de estrutura, assim como possuem um quadro societário reduzido.

Essa situação já apresenta uma primeira consequência que é o controle das ações do negócio distribuído em poucas mãos. Nas grandes empresas, é natural que se busque investimentos externos e, nesse momento, o capital acabe sendo aberto em algum momento.

Outro ponto importante é que, uma vez que não há abertura para investimentos do público em geral, o patrimônio de uma empresa de capital fechado corresponde ao que seus acionistas (no caso, os sócios) empregarem em termos de montante de dinheiro.

Como uma empresa de capital fechado financia seus projetos?

O fato de ser uma empresa de capital fechado não significa que seus sócios não precisem de recursos e financiamentos em determinados projetos.

Nesse ponto, esse tipo de organização apresenta uma grande limitação. A abertura de capital pode ser a forma mais barata de captar recursos na medida em que os investidores tornam-se acionistas da empresa — e não meros investidores que estão aguardando um prazo para ver seu capital valorizar e receber o retorno.

Assim, restam apenas as formas mais tradicionais como buscar um empréstimo bancário (e arcar com os juros dessa operação) ou realizar a emissão de títulos de dívidas em troca de um pagamento de juros. No entanto, no caso de uma empresa de capital fechado, as debêntures precisam estar em modelo restrito, apenas para investidores específicos.

Empresa de capital fechado pode vender ações?

Embora nem todos saibam, um sócio de uma empresa de capital fechado pode negociar suas ações. A diferença é que isso não acontece de maneira pública, como vemos na Bolsa de Valores.

Nesse caso, todo processo ocorre de maneira privada e sem intermediação. É como uma negociação de venda normal de participação societária quando há consenso entre alguém querendo comprar e vender.

Uma empresa de capital fechado pode abrir seu capital?

Sim! O status de empresa de capital fechado não é fixo ou permanente. Muitas das empresas de capital aberto, aliás, começaram desta maneira e lançaram ações ao mercado quando se viram na necessidade de expandir seu negócio ou financiar projetos.

Para isso, a organização deve passar pelo processo de IPO (em português, Oferta Pública Inicial). Nele, a empresa é avaliada e faz todo um estudo de mercado para entender qual o preço justo das suas ações antes de emiti-las ao mercado.

Quando isso é feito, ela se converte em uma empresa de capital aberto, permitindo que o público geral compre e venda suas ações.

 

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados