Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Efeito Nocebo

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:07/10/2019 às 18:09 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é o Efeito Nocebo?

Efeito Nocebo é o nome dado a um fenômeno neurológico, segundo o qual os animais apresentam respostas fisiológicas negativas (como dor, falta de ar e fadiga) a um estímulo que não tem quaisquer propriedades danosas.

Em suma, é como se o cérebro fosse enganado, acreditando ter sido envenenado, vítima de alguma doença específica ou incapaz de se curar.

Isso se dá tanto em seres da vida selvagem quanto nos de estimação e, claro, também nesse bicho que jura estar alheio a tudo isso (oi, viés do ponto cego!), mas que é hoje o maior objeto de estudo do efeito nocebo: o ser humano.

Como uma espécie de viés, tal efeito tem base psicogênica, o que significa que o fator psicológico é a principal (e por vezes a única) causa do dano.

Um dos exemplos mais clássicos de Efeito Nocebo é o do sujeito que, após ler muitos artigos sobre como o veneno de cobra causa paralisia, cólicas abdominais e tontura, é mordido por uma delas ao fazer uma trilha.

Logo que é mordido, o sujeito já se torna mais sensível a esses sintomas, jurando “de pé junto” que estão ficando mais intensos e que ele precisa ir direto para o hospital.

O que ele não sabe é que se tratava apenas de uma cobra não peçonhenta, sem poder nenhum de lhe causar mal.

Isso significa que os sintomas eram falsos e eles estava ficando maluco? Não, nada disso.

Na verdade, o grande ponto do efeito nocebo é que ele desencadeia respostas bioquímicas reais, de modo que a tanto a leve paralisia quanto as cólicas e a tontura são biologicamente reais. Elas realmente estão acontecendo!

Compreender como isso acontece é um dos grandes desafios das companhias farmacêuticas atualmente, no entanto, já podemos tirar proveito desse fenômeno para entender outros pontos da nossa vida cotidiana.

Em especial, para ilustrar o poder que outros efeitos psicológicos (como vieses e heurísticas) têm sobre o nosso comportamento - inclusive o financeiro!

Qual é a diferença entre o Efeito Nocebo e o Efeito Placebo?

O efeito nocebo não apenas rima com o efeito placebo, como é um verdadeiro irmão deste.

Enquanto o efeito nocebo desencadeia respostas fisiológicas danosas (como a tal paralisia no sujeito mordido pela cobra), o efeito placebo faz o contrário: atuando em processos de cura, ele tem ação analgésica, antibiótica, tranquilizante…

Ambos surgem da mesma teoria de condicionamento clássico, sobre a qual nos debruçamos mais no artigo completo de efeito placebo. Contudo, o estudo específico do efeito nocebo é ainda mais recente, visto que por muito tempo ele foi renegado como pouco interessante às indústrias farmacêuticas.

O que o Efeito Nocebo diz sobre você?

O efeito nocebo (assim como o seu irmão efeito placebo!) ilustra muito bem como os vieses têm a capacidade de alterar as nossas ações, consciente ou inconscientemente.

Tanto é verdade que o maior viés a impactar esses efeitos tem justamente como característica explicar a nossa tendência natural, como seres humanos, de buscar por elementos ao nosso redor que atestem a nossa visão de mundo: é o viés de confirmação entrando em ação!

Pense bem: se somos capazes de nos adaptar bioquimicamente a uma crença (“eu fui picado por uma cobra peçonhenta e vou sentir muita dor”), o que dirá de nossos julgamentos e emoções, tão vulneráveis às nossas distorções?

Outros causadores e resultados (sim, os dois) do efeito nocebo são o viés de congruência, o viés de negatividade e a heurística de representatividade.

Mais especificamente, como quem vê um cenário pessimista (uma crise, por exemplo) por sua propensão a enxergar os sintomas da catástrofe econômica nas notícias que lê, sem perceber que se trata apenas de um viés atencional.

Todos eles explicam também como o efeito nocebo se transforma e aparece em outras áreas da nossa vida com outras formas e nomes, mas sob o mesmo princípio: gerando respostas equivocadas e danosas a estímulos perigosos que não verdadeiramente existem.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados