Open Nav Logo Mais Retorno

Efeito Nocebo

O que é o Efeito Nocebo?

Efeito Nocebo é o nome dado a um fenômeno neurológico, segundo o qual os animais apresentam respostas fisiológicas negativas (como dor, falta de ar e fadiga) a um estímulo que não tem quaisquer propriedades danosas.

Em suma, é como se o cérebro fosse enganado, acreditando ter sido envenenado, vítima de alguma doença específica ou incapaz de se curar.

Isso se dá tanto em seres da vida selvagem quanto nos de estimação e, claro, também nesse bicho que jura estar alheio a tudo isso (oi, viés do ponto cego!), mas que é hoje o maior objeto de estudo do efeito nocebo: o ser humano.

Como uma espécie de viés, tal efeito tem base psicogênica, o que significa que o fator psicológico é a principal (e por vezes a única) causa do dano.

Um dos exemplos mais clássicos de Efeito Nocebo é o do sujeito que, após ler muitos artigos sobre como o veneno de cobra causa paralisia, cólicas abdominais e tontura, é mordido por uma delas ao fazer uma trilha.

Logo que é mordido, o sujeito já se torna mais sensível a esses sintomas, jurando “de pé junto” que estão ficando mais intensos e que ele precisa ir direto para o hospital.

O que ele não sabe é que se tratava apenas de uma cobra não peçonhenta, sem poder nenhum de lhe causar mal.

Isso significa que os sintomas eram falsos e eles estava ficando maluco? Não, nada disso.

Na verdade, o grande ponto do efeito nocebo é que ele desencadeia respostas bioquímicas reais, de modo que a tanto a leve paralisia quanto as cólicas e a tontura são biologicamente reais. Elas realmente estão acontecendo!

Compreender como isso acontece é um dos grandes desafios das companhias farmacêuticas atualmente, no entanto, já podemos tirar proveito desse fenômeno para entender outros pontos da nossa vida cotidiana.

Em especial, para ilustrar o poder que outros efeitos psicológicos (como vieses e heurísticas) têm sobre o nosso comportamento - inclusive o financeiro!


Qual é a diferença entre o Efeito Nocebo e o Efeito Placebo?

O efeito nocebo não apenas rima com o efeito placebo, como é um verdadeiro irmão deste.

Enquanto o efeito nocebo desencadeia respostas fisiológicas danosas (como a tal paralisia no sujeito mordido pela cobra), o efeito placebo faz o contrário: atuando em processos de cura, ele tem ação analgésica, antibiótica, tranquilizante…

Ambos surgem da mesma teoria de condicionamento clássico, sobre a qual nos debruçamos mais no artigo completo de efeito placebo. Contudo, o estudo específico do efeito nocebo é ainda mais recente, visto que por muito tempo ele foi renegado como pouco interessante às indústrias farmacêuticas.

O que o Efeito Nocebo diz sobre você?

O efeito nocebo (assim como o seu irmão efeito placebo!) ilustra muito bem como os vieses têm a capacidade de alterar as nossas ações, consciente ou inconscientemente.

Tanto é verdade que o maior viés a impactar esses efeitos tem justamente como característica explicar a nossa tendência natural, como seres humanos, de buscar por elementos ao nosso redor que atestem a nossa visão de mundo: é o viés de confirmação entrando em ação!

Pense bem: se somos capazes de nos adaptar bioquimicamente a uma crença (“eu fui picado por uma cobra peçonhenta e vou sentir muita dor”), o que dirá de nossos julgamentos e emoções, tão vulneráveis às nossas distorções?

Outros causadores e resultados (sim, os dois) do efeito nocebo são o viés de congruência, o viés de negatividade e a heurística de representatividade.

Mais especificamente, como quem vê um cenário pessimista (uma crise, por exemplo) por sua propensão a enxergar os sintomas da catástrofe econômica nas notícias que lê, sem perceber que se trata apenas de um viés atencional.

Todos eles explicam também como o efeito nocebo se transforma e aparece em outras áreas da nossa vida com outras formas e nomes, mas sob o mesmo princípio: gerando respostas equivocadas e danosas a estímulos perigosos que não verdadeiramente existem.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados