Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Efeito Google

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:20/09/2019 às 15:06 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é o Efeito Google?

Efeito Google (ou Google effect) é nome dado à mudança de ordem neurológica humana, que faz com que retenhamos as informações de forma menos intensa quando sabemos que podemos encontrá-las facilmente online.

A origem do nome é obviamente associada à empresa de serviços online cuja plataforma de buscas recebe mais de 3 bilhões de visitas todos os dias. No entanto, o fenômeno não se restringe apenas ao Google, mas sim a todos os seus concorrentes e ao comportamento de acesso facilitado a um número incontável de dados, propiciados pela evolução tecnológica.

O que se entende como Efeito Google é uma alteração na maneira como o cérebro processa o conhecimento que chega até nós, selecionando o que é relevante guardar na memória e o que não é. Uma “coleta seletiva” semelhante origina também o efeito de autorreferência e viés de confirmação, entre outras falácias.

Cabe pontuar que esse processo já existia no mundo offline. No entanto, conforme a tecnologia adquire um peso cada vez maior em nossas atividades, ela também ganha poder para ampliá-lo e moldá-los às suas próprias características.

E acredite - o cérebro é mais suscetível a essa modelagem do que imaginamos (para o bem ou para o mal). Quanto mais expostos ao molde, mais facilmente nos abrimos para adaptações.

E num Brasil com o título de “segundo país a passar mais tempo conectado” (com impressionantes nove horas e vinte nove minutos online, como média nacional) não é difícil perceber o quão afetados somos.

Como surge o Efeito Google?

O principal ponto a se mencionar sobre o Efeito Google é que ele não é uma mera mudança de comportamento ou um sintoma isolado: é uma alteração nos processos de memória, com influências físicas.

Como você já aprendeu, nós somos expostos a uma quantidade absurda de estímulos a todo momento - de modo que precisamos até definir padrões próprios para a nossa atenção.

Diante disso, temos que filtrar o que guardamos e o que ignoramos ou subjugamos, de modo a não sobrecarregar o nosso “arquivo mental”. Assim, em todos os segundos de vida deixamos uma informação passar.

Nesse exato instante, enquanto lê este artigo, existem sons, movimentos visuais e acontecimentos ao seu redor sendo ignorados, para que você possa concluir a sua leitura. Quando não consegue manter a atenção, você se desconcentra.

O mesmo se dá com a sua memória. Enquanto os eventos mais marcantes do dia são fixados, os mais cotidianos (como cada gole de água dado durante o dia) são cortados. Afinal, é menos provável que o esquecimento deles te mate (literalmente ou não).

E é aí que entra o Efeito Google: se o cérebro se dá conta de que reter uma informação não é necessária, visto que é fácil resgatá-la no ambiente, por que ele desperdiçaria a sua memória com isso?

É por esse mesmo motivo que você não estoca toneladas de comida em casa: com supermercados lotados de alimento por toda parte, parece um baita desperdício de espaço e dinheiro.

O problema é que ainda existem muitas críticas quanto a forma que o Efeito Google interfere no processamento mental humano, por conta de possíveis danos à nossa autonomia, em especial no aprendizado.

Questionamentos semelhantes criaram até um efeito semelhante: o Efeito Waze. Segundo ele, os aplicativos de trânsito estão prejudicando a capacidade do ser humano de localizarem-se, assim como gravar percursos na memória.

Para investidores, a principal questão é levantar o quanto o seu conhecimento está apoiado na tecnologia. Sem ferramentas para te indicarem as melhores opções, você ainda é capaz de tomar boas decisões acerca das suas aplicações?

Veja bem: não é sobre jogar celulares e computadores para o alto e se tornar um “operador raíz”. Mas garantir que o seu cérebro ainda esteja sendo usado para o que faz de melhor: pensar, questionar, aprender e se relacionar. O resto é suporte.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados