O que é a Dívida Pública?

Todos os países, quando começam a emitir suas cédulas de dinheiro, teoricamente começam a emissão em cima da dívida pública.

Esse dinheiro emitido é emprestado, ou oferecido aos bancos, que por sua vez emprestam para as pessoas que vivem nesse país. Então, essas pessoas pagam a dívida junto ao banco com juros.

O banco por sua vez devolve o dinheiro ao país, e assim as coisas se movimentam. Tecnicamente o processo é mais complexo.

Como funciona a dívida pública?

Ao tentar financiar projetos, empresas e pessoas, o governo federal precisa tirar dinheiro de algum lugar. Quem financia boa parte desse investimento público é a dívida pública.

Então ao contrair a dívida, o governo pode emitir títulos públicos. Esses títulos são vendidos ao mercado. O dinheiro oriundo desses títulos é utilizado para financiar os custos e investimentos da máquina pública.

A dívida pública também serve como métrica para as mais diferentes análises, dentre elas podemos citar a relação PIB/Divida Pública.

Existe uma tendência natural dos países se endividarem mais. Uma dessas explicações recai sobre a difícil tarefa de conseguir arrecadar mais do que se gasta (superávit/déficit).

Quando um país se endivida mais, registrado déficit, é preciso atrair mais investidores para financiar a dívida pública. Países com superávit tem a possibilidade de depender menos desse tipo de investimento.

Para que serve a dívida pública?

A dívida pública serve para financiar as coisas do país. Quando me refiro a “coisas” estou falando desde a máquina pública (funcionários, políticos, médicos, professores, etc…) até grandes projetos de infraestrutura, políticas socioeducativas e demais assuntos e negócios que podem ser financiados.

Por mais que alguns países tenham um viés mais voltado ao liberalismo econômico, os governos dos países ainda exercem grande influência na vida das pessoas, sendo que tudo isso, só e possível através de investimentos. Investimentos que vêm da emissão de títulos públicos que estão ligados à dívida pública.

Tipos de dívida pública

Atualmente existem duas formas de contrair dívida pública. Uma é através da dívida externa e outra é a dívida interna.

A dívida externa geralmente é mais complexa, uma vez que ela pode ser cotada em outras divisas, como em dólar ou euro.