Última modificação em 6 de julho de 2020

O que é desemprego sazonal?

Desemprego sazonal é o termo correspondente às demissões que ocorrem em função da sazonalidade que impacta determinados tipos de atividade econômica, como agricultura e turismo.

Compreende-se por período sazonal qualquer fator externo que possa interferir no desempenho de uma empresa e seu negócio, de maneira positiva ou negativa, como condições climáticas ou datas comemorativas. 

Por exemplo, comércios varejistas tendem a lucrar muito mais ao final do ano, devido às comemorações natalinas e de réveillon. Entretanto, sorveterias não costumam ganhar tanto em época de inverno. Ou seja, sofrem com fatores externos que interferem no rendimento da empresa. 

Veja bem: pesquisas realizadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que as taxas de desemprego sazonal aumentam no início do ano, entre os meses de Fevereiro e Março, mas que o risco de desemprego se mantém sujeito a acontecer durante o ano inteiro, já que fatores externos nem sempre são previsíveis. 

Vale lembrar que nem todas as pessoas que não trabalham estão necessariamente na condição de desempregadas, visto que só se encontra assim a pessoa que está em busca de um emprego e ainda não encontrou. 

Pessoas que não estão em busca de emprego se encontram como “fora da força de trabalho”, podendo ser aposentados ou estudantes, por exemplo. Essa divisão de grupos é importante para realizar pesquisas como a citada anteriormente, por contribuir de forma precisa com dados estatísticos.

Para evitar o risco de desemprego sazonal, as empresas podem optar pela produção de itens complementares ou secundários, que supram as demandas impostas pela interferência de fatores externos e garantam uma necessidade contínua de mão-de-obra.


Quais são os tipos de desemprego que existem?

Além do desemprego sazonal, existem outras categorias definidas como:

Desemprego Natural

Consiste em indivíduos desempregados por pontos de atrito entre o mercado de trabalho e as opções de mão-de-obra. 

Encaixam-se aqui pessoas que foram demitidas de suas empresas ou estão à procura da primeira oportunidade. Estas também podem ter preferências quanto aos benefícios ofertados, fator que possibilita facilitar ou dificultar a contratação. 

Desemprego Cíclico

Ocorre quando há uma recessão econômica, ou seja, retração da produção e baixa lucratividade. 

É o tipo mais temido, porque a empresa se vê obrigada a dispensar alguns funcionários como medida eficiente na redução de gastos. Para o funcionário é ainda pior, pois é comum que nesse período o número de contratações caia de modo geral e a recolocação se torne mais difícil em qualquer empresa.

Desemprego Estrutural

Corresponde às mudanças estruturais na economia e padrões de produção, como o emprego de novas tecnologias.

Por exemplo, se uma montadora de veículos promove a automatização de sua produção, acaba dispensando inúmeros trabalhadores agora desnecessários diante da capacidade dos maquinários. 

Entretanto, há possibilidade de realocar os mesmos em outros cargos dentro da empresa, de acordo com as respectivas competências individuais.

Como explorar a sazonalidade para evitar o desemprego?

É preciso ter um amplo conhecimento sobre o assunto para que as empresas possam utilizar a ferramenta chave do negócio: planejamento! 

Apenas com planejamento estratégico, é possível realizar o abastecimento de estoque, criar novas linhas de produção ou mesmo identificar novas oportunidades de diversificação do negócio.

É necessário que o ato de planejar seja uma constante e leve em consideração fatores climáticos, datas religiosas, comemorativas, crises econômicas ou problemas na agricultura. 

Entender a característica mais adequada de um produto para o período sazonal, bem como seu teor de custo e percentual de lucro, faz com que o rendimento não baixe tanto assim em casos de produção secundária. 

Uma empresa pode optar pela oferta de novos produtos ou simplesmente pela redução no preço de sua oferta principal, divulgando promoções - assim como faz a indústria têxtil, por exemplo, que acompanha o lançamento das coleções de acordo com cada estação. 

Termo do dia

Fundo Fechado

O que é um fundo fechado? No universo dos fundos de investimentos existem diferentes tipos de classificação como renda fixa, imobiliários, multimercados e cambiais, por exemplo. Essa,…

Veja outros termos