O que é o desconto hiperbólico?

Desconto hiperbólico (ou hyperbolic discounting) é o nome dado a diferença entre o valor que damos a um benefício quando recebido no presente ou no futuro. Da mesma forma, engloba as obrigações, de modo que sentimos um peso diferente quando temos que pagá-las agora ou depois.

Segundo o desconto hiperbólico, a passagem de tempo interfere na nossa percepção dos recursos.

Em caso de vantagens, esse desconto é danoso: quanto mais adiante no futuro, mais o capital perde valor (e veja que dificilmente estamos falando de perda nominal e/ou real, como no caso da ilusão monetária, mas sobretudo emocional).

No entanto, em caso de dívidas, essa redução é muito bem-vinda: quanto mais o tempo passa, menos pesada ao nosso bolso ela se torna.

A grande questão é que, por vezes, esse entendimento de valor está equivocado e nos faz perder dinheiro - seja para procrastinar um dever, seja para usufruir do prazer imediato.

Afinal, quem não se surpreendeu ao perceber que as “suaves prestações” de um bem acabaram por torná-lo duas vezes mais caro? Ou, então, que gastar todo o salário no último ano representou um não recebimento substancial em rendimentos (e nem nos lembramos bem com o que gastamos o dinheiro)?

Para combater problemas como esses, conhecer as características do desconto hiperbólico é tão importante. Ainda mais se considerarmos que ele é usado, muitas vezes, como uma poderosa arma para o fortalecimento de outros vieses - como veremos adiante.


Qual é a ligação entre desconto hiperbólico e lacuna de empatia?

A lacuna de empatia é um viés que se liga ao desconto hiperbólico em um sistema de retroalimentação: um continuamente alimenta o outro.

Por definição, a lacuna de empatia é a tendência humana a se imaginar executando tarefas no futuro, sem verdadeiramente examinar como se sentirá durante a sua execução.

Em suma, todos falhamos em nos colocar no lugar do nosso eu futuro e acabamos por superestimar a sua disposição, interesse e senso de responsabilidade.

No caso do desconto hiperbólico, por exemplo, superestimamos a nossa satisfação em pagar aquelas 10 parcelas do produto que compramos, de modo que quando elas chegam estamos tão entediados que acreditamos precisar de uma compra nova para nos animar. Em 12 “suaves” vezes, é claro!

A própria alegria de antecipar um ganho - colocando o dinheiro no orçamento de gastos deste mês ao invés de investir e esperar o retorno dos investimentos - é uma superestimação.

Qual é a ligação entre desconto hiperbólico e viés do presente?

Outro viés que utiliza o desconto hiperbólico como ferramenta para se consolidar (usando-o como via de argumento) é o viés do presente.

Viés do presente é o nome dado pela preferência humana por recomendações imediatas, acreditando que elas são mais valiosas. Inicialmente, esse valor era de sobrevivência. “Do que adianta guardar água se logo eu estarei morto de sede? É melhor beber agora”, parece sensato, não?

Mas quando começamos a estender essa regra do “mais vale um pássaro na mão (agora) do que dois voando (mesmo que na minha mão depois)”, a aplicamos também em situações em que ela não cabe - como na sua fatura do cartão de crédito!

Como pode-se imaginar, a relação entre desconto hiperbólico e viés do presente é tão íntima que poucos são os que se aventuraram a citar um sem explicar o outro.

De modo geral, o importante é perceber que enquanto o viés do presente faz os seus olhos brilharem por recompensas imediatas ela se vale do desconto hiperbólico para que você, na comparação entre presente e futuro, sempre escolha o primeiro em detrimento do segundo.

E para remediar essa dupla de peso (literalmente), não há outro caminho que não desenvolver o seu pensamento de longo prazo. Consultar especialistas na área (que pode não englobar apenas questões financeiras) é ótimo para ganhar uma segunda opinião.

No entanto, consultor nenhum supera o seu senso crítico. Como dissemos no começo do artigo, conhecer o desconto hiperbólico (e os demais vieses e heurísticas) é o ponto-base na saga de mitigar a influência dele na sua vida - hoje e, esperamos, amanhã também.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Termo do dia

Lei Kandir

A Lei Kandir foi uma das iniciativas do legislativo para incentivar a exportação, porém, causou muita polêmica. Saiba mais!