Última modificação em 17 de setembro de 2019

O que é a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)?

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é um tipo de demonstração financeira que se utiliza da análise das receitas, dos custos e das despesas operacionais e não-operacionais para fornecer um panorama do desempenho financeiro da empresa.

Em suma, a principal forma pela qual o DRE consegue realizar esse feito é indicando o lucro ou o prejuízo obtido pela companhia em um determinado período.

Segundo a lei n° 11.638/07, todas as organizações brasileiras devem produzir uma DRE ao menos uma vez por ano, como relatório contábil do Exercício. Contudo, não raro os gestores optam pela produção do documento em espaços menores de tempo.

Isso se dá porque uma das funções mais relevantes da DRE é auxiliar a administração dos negócios, indicando a eficiência das estratégias de faturamento e o andamento dos gastos, promovendo a capacidade de ajustes para superar prejuízos ou maximizar os lucros.

Esse papel é realizado em associação a outros documentos de cunho contábil, que formam o conjunto conhecido como Demonstrações Financeiras.

Assim como a Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados, o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Fluxo de Caixa, o DRE cumpre a sua função no apoio à gestão financeira das empresas de todo e qualquer tamanho.


Como a DRE é feita?

Toda demonstração do tipo DRE é feita seguindo uma estrutura determinada. Em geral, ela é composta pelos itens a seguir:

A seguir, trataremos brevemente de cada um deles. Veja:

Como a Demonstração de Resultados do Exercício (DRE) é estruturada?

Agora que conhecemos cada um desses componentes, somos capazes de visualizar corretamente como o documento do DRE é composto.

Em sua forma estruturada, a DRE costuma seguir a seguinte progressão:

Demonstração do Resultado do Exercício
Receita Bruta
(–) Custos
(=) Lucro Bruto
(–) Despesas Operacionais
(=) Lucro Operacional
(+-) Resultado não-operacional
(=) Lucro pré-recolhimento do Imposto de Renda
(–) Impostos
(=) Resultado Líquido, ou seja, lucro líquido ou prejuízo líquido
Descomplicando a Bolsa de Valores

Termo do dia

Plano Cruzado

O que foi o Plano Cruzado? O Plano Cruzado foi um ajuste do governo federal implantado em 1986 para tentar controlar a economia ante o aumento…

Veja outros termos