Open Nav Logo Mais Retorno

Déficit

O que é Déficit

Déficit é um termo usado em economia e administração pública. De maneira geral, ele se refere a um saldo negativo.


Tipos de Déficit

Assim como acontece com o Superávit, o Déficit também pode ser de vários tipos. Vejamos alguns deles:

1. Déficit Orçamentário

No âmbito orçamentário, Déficit refere-se à situação em que as despesas superam as receitas. Em outras palavras, o Governo está gastando mais do que arrecada.

Quando as contas públicas estão em déficit, para voltar a um equilíbrio, frequentemente é adotada uma política de austeridade. Essa política pode envolver corte de gastos, para diminuir as despesas, e aumento de impostos, para aumentar a arrecadação.

2. Déficit Financeiro

O Déficit Financeiro é a existência de mais passivos do que ativos. Isso significa que o Governo tem mais obrigações de pagar do que direitos de receber. Portanto, se todos os credores resolverem cobrar, o Estado vai ficar insolvente, incapaz de quitar as dívidas.

3. Déficit Patrimonial

O Déficit Patrimonial representa que, ao longo do tempo, houve um incremento maior dos passivos do que dos ativos. Mesmo que, no momento, o ativo ainda seja superior ao passivo, existe uma alta probabilidade de que esse cenário venha a mudar.

4. Déficit Comercial

Déficit Comercial, ou déficit da balança comercial, diz respeito à diferença entre importações e exportações, indicando que o país comprou mais produtos do exterior do que vendeu.

Portanto, pode-se concluir que estamos enviando mais recursos para fora do que trazendo para dentro, de forma que isso descapitaliza a economia nacional.

5. Déficit Primário

O Déficit Primário é calculado pela diferença entre receitas e despesas, mas sem contabilizar os juros das dívidas. Essa é a medida mais utilizada.

6. Déficit Operacional

Ao contrário do Déficit Primário, o Déficit Operacional é calculado considerando os juros das dívidas.

7. Déficit Nominal

Assim como o Déficit Operacional, o Déficit Nominal também leva em consideração os juros. Além disso, inclui mais um elemento no cálculo: a correção monetária. Portanto, reflete de maneira mais completa as contas públicas.

O que fazer quando há déficit

Em primeiro lugar, é claro, é preciso identificar de qual tipo de déficit estamos falando – pois, como acabamos de ver, existem inúmeras situações em que esse conceito pode ser aplicado.

No caso do Déficit da Balança Comercial, por exemplo, é preciso incentivar a economia nacional, para produzir nacionalmente itens que normalmente são importados e aumentar o envio dessa produção nacional ao exterior.

Também é necessário implementar políticas cambiais que garantam ao produto brasileiro um preço atrativo em outros países. E, ainda, é importante negociar acordos comerciais com possíveis compradores, para reduzir as barreiras de entrada aos nossos produtos.

No caso do Déficit Orçamentário, por outro lado, muitos defendem que a solução são as políticas de austeridade. Essas políticas permitem reequilibrar as contas públicas, por meio de qualquer combinação das seguintes medidas:

  • Reduzir as despesas do Governo;
  • Aumentar as receitas, incrementando a arrecadação, com uma maior carga tributária.

Efeitos do déficit orçamentário na economia

O primeiro dos efeitos do déficit orçamentário é o aumento da dívida pública. Afinal, se as despesas superam as receitas, será preciso fazer empréstimos para cumprir com as obrigações imediatas.

Também ocorre a perda de credibilidade do país frente a outros países e órgãos internacionais, o que acaba interferindo nas exportações, no crédito internacional e na atração de investidores estrangeiros.

Uma situação de déficit é indicador de falta de responsabilidade financeira, o que aumenta o risco de realizar investimentos no país.

Além disso, aumenta-se a chance de que ocorra elevação na taxa básica de juros, inflação, aumento do endividamento da população, baixa no consumo, queda na capacidade de investimento das empresas e desemprego.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados