O que são Debêntures Conversíveis?

Uma debênture conversível é um tipo de dívida de longo prazo emitida por uma empresa que pode ser convertida em ações após um período especificado. As debêntures conversíveis são geralmente títulos ou empréstimos que podem ou não ser garantidos. No caso das debêntures com garantia, elas podem ser do tipo Garantia Real, Garantia Flutuante.

Esses títulos de dívida de longo prazo pagam juros devidos ao detentor do título, que é o credor. A característica única das debêntures conversíveis, é que elas são conversíveis (daí seu nome) em ações em um período predeterminado. Esse recurso fornece ao detentor do título alguma segurança que pode compensar parte do risco envolvido no investimento em dívida não garantida.


Como funcionam as Debêntures Conversíveis?

 

Normalmente, as empresas levantam capital emitindo dívida, na forma de títulos ou ações.  Uma debênture conversível é um produto de dívida financeira híbrida. As empresas usam debêntures conversíveis como empréstimos a uma taxa pré-determinada, pagando juros ao detentor do título.

Os portadores de debêntures conversíveis também têm a opção de manter o empréstimo até o vencimento — momento em que recebem o retorno do principal — ou converter em ações da empresa emissora em uma data determinada. O empréstimo só pode ser convertido em ações depois de um tempo predeterminado, conforme as regras especificadas na oferta do título.

Uma debênture conversível geralmente oferece uma taxa de juros mais baixa, uma vez que o detentor da dívida tem a opção de converter o empréstimo em ações. Os investidores desse tipo de título, geralmente estão dispostos a aceitar uma taxa de juros mais baixa em troca da opção de converter a dívida em ações.

O número de ações que o detentor dos títulos recebe para cada debênture também é determinado no momento da emissão com base em uma taxa de conversão. Por exemplo, a empresa pode distribuir 10 ações para cada debênture com um valor nominal de R$ 1.000,00 — a uma taxa de conversão de 10:1.

Quais as vantagens das Debêntures Conversíveis?

Uma debênture conversível é considerada um título de crédito "misto" por apresentar mais de uma opção de pagamento da dívida ao investidor. Também é bem quista no mercado por indicar uma certa confiança no investimento e, em alguns casos, gerar retornos maiores que os esperados.

Veja algumas vantagens da utilização dos Debêntures Conversíveis:

Quais as regras de emissão de Debêntures Conversíveis?

A empresa emissora deverá estabelecer previamente as condições da conversão do pagamento dos títulos em ações, tais como:

Após ter suas especificações pré-definidas, a empresa emissora deverá escolher uma instituição intermediadora para ofertar suas debêntures conversíveis.

 

Descomplicando a Bolsa de Valores

Termo do dia

Disclaimer

O que é o disclaimer? Disclaimer, ressalva, aviso legal ou termo de responsabilidade são quatro termos comumente usados sob o ponto de vista jurídica para designar…