Última modificação em 28 de outubro de 2020

O que é Controller?

Controller, ou Gestor de Controladoria, é um profissional que atua no controle dos processos ligados às finanças e contabilidade de uma empresa. É uma posição de nível sênior, que requer vários anos de experiência, além de formação específica.

Entendendo o trabalho do Controller

O controller é um profissional que atua no time de gestão de grandes empresas, visando garantir que as atividades relativas a finanças e contabilidade sejam desempenhadas adequadamente.

Porém, é importante não confundir o controller com um simples "vigia" dos funcionários. Ele atua de maneira estratégica, tomando decisões e colaborando para a tomada de decisões de outros gestores.

Uma de suas responsabilidades é a gestão dos relatórios contábeis. Para empresas S.A.  e, principalmente, aquelas com capital aberto na bolsa de valores [/link], esse é um papel muito importante, já que a apresentação de relatórios é uma obrigação legal.

As informações contidas nesses documentos devem refletir com transparência a situação da empresa, pois são usadas por investidores, fornecedores, clientes, parceiros, instituições financeiras e até mesmo pelo governo, como base para a tomada de decisões. 

Assim, o profissional deve assegurar que os relatórios sejam elaborados de acordo com os princípios e as normas de contabilidade.

Outra das responsabilidades do controller é com a criação do orçamento, que direciona os gastos da empresa. É ele que determina como os recursos disponíveis para um certo período devem ser distribuídos.

Para desenvolver um orçamento que faça sentido, o profissional precisa ter um contato próximo com cada setor da empresa. Ele precisa saber o que esses setores fazem, quais são seus projetos, quais são suas necessidades, quanto eles colaboram para os resultados do negócio. 

Além disso, o controller também é responsável pelo forecasting, isto é, pela elaboração de uma previsão da receita que a empresa vai gerar nos períodos futuros.

Esse é um trabalho extremamente delicado, pois não basta conhecer a empresa; é preciso também entender a situação do mercado e da economia. Mudanças no comportamento do consumidor, por exemplo, afetam diretamente o potencial de geração de receita do negócio e o controller deve levar essa questão (e outras) em consideração ao fazer um forecast.

Qual é a formação e o salário de um Controller?

O exercício do cargo de controller exige, como já foi dito, uma formação específica. Essa formação pode ser nas áreas de Administração de Empresas, Ciências Contábeis ou Economia.

Além da formação, o profissional precisa apresentar competências como bom relacionamento interpessoal, capacidade para analisar informações complexas e facilidade para elaborar planejamentos de curto, médio e longo prazo.

Um profissional que alcança o cargo de controller recebe em 2020, segundo dados do Mapa VAGAS de Carreira, salário médio de R$ 9 mil, podendo atingir até R$ 15,5 mil conforme sua experiência nesta posição. 

Outro fato interessante é que essa ainda é uma posição ocupada predominantemente por homens. Também segundo o Mapa VAGAS, apenas 28% dos cargos de controller são exercidos por mulheres.

Qual é a relação entre Compliance e o trabalho do Controller?

Além das responsabilidades que já foram mencionadas, o controller também desempenha um papel importante para fortalecer o compliance na empresa, isto é, a adequação da empresa às leis.

A falta de adequação às leis pode se manifestar de várias formas. Uma das mais comuns é pela prática de corrupção; por exemplo, pelo pagamento de propina a representantes de órgãos públicos para ganhar vantagens em processos de licitação.

Quando existe corrupção na empresa, ela necessariamente envolve o uso indevido de seus recursos financeiros. O controller, em razão justamente de sua posição de controle sobre os processos de finanças e contabilidade, consegue identificar esses casos com mais facilidade.

Por isso, o controller deve atuar em colaboração com a equipe de compliance para identificar e sanar possíveis casos de violação às leis.

Termo do dia

Ação ao Portador

O que é uma ação ao portador? A ação ao portador é uma das classificações que um papel pode receber em relação ao seu tipo de circulação…