Open Nav

Controladoria

O que é Controladoria

Controladoria é o termo que designa a área da Ciência Contábil que atua no controle da administração financeira de uma organização. É considerada uma área fundamental para garantir o bom desempenho e a sobrevivência em longo prazo das empresas.

Em termos simples, a Controladoria controla a elaboração e a execução do orçamento da empresa. Além disso, também presta auxílio aos gestores na tomada de decisões, para evitar erros na utilização dos recursos disponíveis.


Controladoria Contábil e Controladoria Administrativa

 

Alguns especialistas distinguem dois tipos de Controladoria: a contábil, que atua com base nos demonstrativos contábeis da empresa, e a administrativa, que se envolve de forma mais direta com as áreas e os gestores do negócio. Resumindo, ambas cumprem a mesma função, diferindo apenas em como fazem isso.

No entanto, em geral, aconselha-se que as duas devem trabalhar em conjunto. Afinal, tanto as informações dos demonstrativos contábeis quanto aquelas que são obtidas no contato com as pessoas são relevantes para otimizar o desempenho financeiro do negócio.

A importância da Controladoria para o desempenho do negócio

A maneira como os recursos disponíveis são distribuídos dentro da empresa é essencial para atingir os objetivos do negócio. Por exemplo, se uma empresa quer se reposicionar no mercado para atingir um público diferente, ela vai ter que investir mais pesado em marketing. Se ela quer ampliar sua área de atuação para todo o território nacional, terá que dedicar mais verba para a logística.

A controladoria, portanto, colabora para otimizar o orçamento de uma maneira estratégica, levando em consideração as metas de curto, médio e longo prazo. Ela ajuda a identificar os pontos em que a empresa está gastando de forma desnecessária, para reverter esses recursos a um uso que realmente beneficie o negócio.

Vale a pena mencionar que esse é um trabalho que, via de regra, não pode ser realizado por outras equipes do Financeiro, porque elas não têm necessariamente o olhar estratégico que é exigido para essa atividade.

A Controladoria dentro da estrutura organizacional

A equipe de Controladoria é composta pelos analistas e pelo líder, o Controller. Existem diferentes maneiras para incluir essa dentro da estrutura organizacional.

Uma delas é colocando essa equipe para responder diretamente à Presidência, sem estar vinculada a nenhuma outra área. Outra alternativa é inseri-la como parte da equipe financeira, respondendo para o CFO.

A Controladoria e os investidores

A controladoria é importante em qualquer empresa, mas é ainda mais necessária no caso daquelas que têm investidores externos. Ela traz mais segurança para essas pessoas que colocam dinheiro no negócio.

A existência de uma controladoria indica que existem profissionais especializados, que estão atentos à maneira como os recursos são distribuídos e utilizados dentro da organização. Portanto, transmite aos investidores a mensagem de que o dinheiro está sendo aplicado de forma otimizada para gerar mais lucro (isto é, mais retorno sobre o investimento).

A Controladoria e o compliance

Apesar das empresas grandes estarem investindo em implementar equipes independentes de compliance, a controladoria também desempenha uma importante função nesta atividade. Isso porque, como ela lida diretamente com as informações sobre a distribuição dos recursos dentro da empresa, pode identificar rapidamente situações de fraude.

Por exemplo, se uma determinada área estiver destinando uma parte excessiva do seu orçamento para a compra de itens que não são comuns para suas atividades, esse é um indicativo de que o dinheiro da organização está sendo desviado por interesses particulares.

A equipe de compliance, normalmente, não notaria esse tipo de situação sem uma denúncia interna. E, como a controladoria tem acesso às informações sobre o orçamento e os gastos de todos os setores, ela pode realizar essa denúncia.

É por isso que, em geral, quanto mais independente a equipe de controladoria for dentro da estrutura organizacional, melhor. Assim, ela se mantém isenta e pode colaborar para manter a integridade.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados