Última modificação em 9 de julho de 2020

O termo “conta salário” já resume sua finalidade: é o meio por onde o empregado recebe o pagamento pelo trabalho prestado a uma empresa. Esse tipo de conta serve apenas para o depósito do salário e não aceita o pagamento de outras fontes que não sejam do próprio empregador.

A conta salário possui algumas características específicas quanto aos procedimentos de abertura, utilização e encerramento.

Quem pode abrir conta salário?

A empresa deve fazer o pedido ao banco, ou a mais de um deles, com o qual possui convênio para que o funcionário tenha sua conta salário. Para documentar este procedimento, alguns formulários devem ser preenchidos, o que pode ser feito pelo funcionário diretamente no banco.

Ou, em alguns casos, a empresa já adianta esta etapa e os inclui entre os demais documentos no processo de contratação. É por este motivo que não é possível abrir conta salário pela internet, porque requer a solicitação prévia do banco e que o funcionário leve os formulários à instituição.


Como funciona?

A conta salário tem limitações em algumas operações e não costuma haver cobrança de tarifa. Esse tipo de conta não tem a opção de cheque, nem cheque especial. No entanto, o banco permite que se faça empréstimo consignado ou pessoal.

Existem outras dúvidas que surgem quando se fala em abrir conta salário. Por exemplo:

O funcionário pode escolher em qual banco abrir a conta?

Não, porque é a empresa que define com qual banco manter convênio. No entanto, o empregado pode solicitar a transferência automática da conta salário para sua conta corrente, sem pagar tarifa extra, mesmo que seja para outro banco. Este procedimento pode ser feito dentro de até cinco dias úteis.

A empresa é obrigada a ter conta salário?

O empregador não é obrigado a oferecer a conta salário. Neste caso, o pagamento é feito em uma conta-corrente do próprio funcionário.

Quais tarifas são cobradas na conta salário?

Por ser uma conta exclusiva para depósito de salário, esse tipo de conta não possui tarifa. A conta possui uma cesta de serviços básicos, que permite algumas movimentações sem cobrar tarifas, como:

É possível fazer empréstimo consignado por meio da conta salário?

Qualquer desconto só pode ser feito através de autorização assinada do empregado que contrata essa linha de crédito. Há funcionários que oferecem empréstimo com desconto em folha para os funcionários ou empréstimo pessoal.

Como encerrar a conta salário?

A própria empresa avisa o banco sobre o encerramento da conta salário, caso o funcionário peça demissão ou seja demitido.

Cada instituição financeira tem suas especificações sobre o uso da conta salário, mas todas seguem a determinações do Banco Central.

Vantagens e desvantagens da conta salário

A principal vantagem da conta salário é a isenção de tarifa e taxa de movimentação, inclusive a transferência automática para uma conta corrente normal. Além disso, é permitido fazer empréstimos e demais operações que o banco vinculado à empresa contratante permitir.

Já a desvantagem da conta salário é a limitação de operações que podem ser feitas e não poder receber depósito de outras fontes além da empresa. Outro ponto é que esse tipo de conta só pode ser aberta ou fechada pela companhia.

Termo do dia

Ágio

O que é o ágio? Ágio é um termo utilizado no mercado financeiro para designar a diferença entre o valor de mercado de um produto e…

Veja outros termos