Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Conta salário

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:31/03/2020 às 16:14 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O termo “conta salário” já resume sua finalidade: é o meio por onde o empregado recebe o pagamento pelo trabalho prestado a uma empresa. Esse tipo de conta serve apenas para o depósito do salário e não aceita o pagamento de outras fontes que não sejam do próprio empregador.

A conta salário possui algumas características específicas quanto aos procedimentos de abertura, utilização e encerramento.

Quem pode abrir conta salário?

A empresa deve fazer o pedido ao banco, ou a mais de um deles, com o qual possui convênio para que o funcionário tenha sua conta salário. Para documentar este procedimento, alguns formulários devem ser preenchidos, o que pode ser feito pelo funcionário diretamente no banco.

Ou, em alguns casos, a empresa já adianta esta etapa e os inclui entre os demais documentos no processo de contratação. É por este motivo que não é possível abrir conta salário pela internet, porque requer a solicitação prévia do banco e que o funcionário leve os formulários à instituição.

Como funciona?

A conta salário tem limitações em algumas operações e não costuma haver cobrança de tarifa. Esse tipo de conta não tem a opção de cheque, nem cheque especial. No entanto, o banco permite que se faça empréstimo consignado ou pessoal.

Existem outras dúvidas que surgem quando se fala em abrir conta salário. Por exemplo:

O funcionário pode escolher em qual banco abrir a conta?

Não, porque é a empresa que define com qual banco manter convênio. No entanto, o empregado pode solicitar a transferência automática da conta salário para sua conta corrente, sem pagar tarifa extra, mesmo que seja para outro banco. Este procedimento pode ser feito dentro de até cinco dias úteis.

A empresa é obrigada a ter conta salário?

O empregador não é obrigado a oferecer a conta salário. Neste caso, o pagamento é feito em uma conta-corrente do próprio funcionário.

Quais tarifas são cobradas na conta salário?

Por ser uma conta exclusiva para depósito de salário, esse tipo de conta não possui tarifa. A conta possui uma cesta de serviços básicos, que permite algumas movimentações sem cobrar tarifas, como:

  • pedido de transferência automática do valor integral do salário para uma conta-corrente no mesmo ou em outro banco;
  • uso de cartão de crédito (com exceção de emissão de novo cartão em caso de perda ou roubo);
  • saques da conta (limite de 5 por pagamento);
  • duas consultas de saldo (no caixa dentro da agência ou eletrônico);
  • dois extratos por mês com movimentação dos últimos 30 dias.

É possível fazer empréstimo consignado por meio da conta salário?

Qualquer desconto só pode ser feito através de autorização assinada do empregado que contrata essa linha de crédito. Há funcionários que oferecem empréstimo com desconto em folha para os funcionários ou empréstimo pessoal.

Como encerrar a conta salário?

A própria empresa avisa o banco sobre o encerramento da conta salário, caso o funcionário peça demissão ou seja demitido.

Cada instituição financeira tem suas especificações sobre o uso da conta salário, mas todas seguem a determinações do Banco Central.

Vantagens e desvantagens da conta salário

A principal vantagem da conta salário é a isenção de tarifa e taxa de movimentação, inclusive a transferência automática para uma conta corrente normal. Além disso, é permitido fazer empréstimos e demais operações que o banco vinculado à empresa contratante permitir.

Já a desvantagem da conta salário é a limitação de operações que podem ser feitas e não poder receber depósito de outras fontes além da empresa. Outro ponto é que esse tipo de conta só pode ser aberta ou fechada pela companhia.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados