Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Conta Margem

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:14/09/2020 às 18:02 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Conta Margem?

A Conta Margem nada mais é do que uma forma pela qual as corretoras chamam uma linha de crédito destinada aos seus usuários. O funcionamento é bem similar ao que temos nos bancos ao solicitar um empréstimo.

Ou seja, é uma forma que o investidor tem para atuar no mercado financeiro com um capital que não seja seu. Assim, você pode operar com um capital maior e, desta forma, adquirir ativos que talvez não pudesse originalmente com os próprios recursos.

Como funciona a Conta Margem?

Embora tenha um nome particular, a Conta Margem não é muito diferente de um empréstimo bancário no que diz respeito ao seu funcionamento.

Em primeiro lugar, há uma relação direta entre uma entidade com excesso de recursos e uma outra parte interessada e solicitar uma ajuda. Neste caso da Conta Margem, claro, essa relação se dá entre a sua corretora e você.

Além disso, nenhum empréstimo é feito de maneira gratuita. Não seria diferente por parte de uma corretora que, afinal, é uma instituição financeira e, como tal, precisa fazer o dinheiro render para obter seus lucros.

Portanto, isso significa que aceitar uma Conta Margem representa que você está ciente de que esse "valor adicional" disponibilizado pela corretora terá a inclusão de juros, assim como qualquer outro formato de financiamento no mercado financeiro. Em outras palavras, o pagamento desse empréstimo será maior do que o valor recebido.

Qualquer pessoa pode ter uma Conta Margem?

De um modo geral, qualquer usuário de uma corretora pode solicitar uma Conta Margem em sua plataforma. No entanto, as condições oferecidas variam de empresa para empresa.

Assim, o investidor deve ficar atento aos juros cobrados pela oferta de crédito por parte da sua corretora. Geralmente, esse fator leva em consideração o seu perfil de operador, algo que inclui os ativos negociados e o tamanho das suas posições. Além disso, vale reforçar que os juros são cobrados diariamente.

Por fim, outra observação importante é que apenas ações listadas e definidas pela B3 (Bolsa de Valores do Brasil) podem ser utilizadas para operação com a Conta Margem. A lista completa e atualizada pode ser vista aqui.

Quais são as vantagens da Conta Margem?

Apesar de soar como um empréstimo tradicional, a Conta Margem oferece alguns benefícios aos investidores que optam por utilizar esse benefício concedido pelas corretoras.

O principal deles é a possibilidade de operar com um capital que não é seu. Isto é, você pode comprar ativos que não teria a capacidade financeira em um primeiro momento e tentar lucrar com essas operações sem ter que abrir mão de algum outro papel que possua atualmente.

Além disso, apesar de não ser uma operação barata, as corretoras têm feito um esforço para melhorar a sua cobrança de juros e tornar a sua Conta Margem mais competitiva. Assim, ao realizar uma boa pesquisa, você pode encontrar oportunidades mais econômicas e vantajosas em relação aos bancos tradicionais.

Quais são os riscos da Conta Margem?

Já em relação aos riscos que precisam ser monitorados pelo investidor, nós temos dois principais que cabem observação.

O primeiro deles, claro, é a cobrança de juros. Ou seja, verifique se as operações não vão gerar um custo adicional elevado que possa acabar levando ao seu endividamento. A ideia ao usar uma Conta Margem é alavancar o seu capital — e não se atolar em dívidas, certo?

A outra situação que você precisa monitorar é que eventuais prejuízos são assumidos pelo investidor. Assim, caso a sua alavancagem resulte em resultado negativo, você precisaria lidar tanto com o prejuízo obtido com a operação, como também com os juros embutidos no empréstimo feito pela corretora via Conta Margem.

Portanto, da mesma forma que essa ferramenta permite que você alavanque seu capital, também pode ser perigosa se usada de maneira excessiva e especulativa. Desta forma, a recomendação é que os recursos sejam utilizados com muita cautela, principalmente pelos custos gerados.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados