Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Consumidor 5.0

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:07/07/2020 às 20:52 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Consumidor 5.0?

O Consumidor 5.0 representa uma nova era para o comércio e, principalmente, para o mercado: trata-se da classificação de clientes com algumas características especificamente avançadas!

Você já percebeu o tanto que a tecnologia tem influenciado na comercialização de produtos ou serviços?

Antigamente, a melhor - senão a única - forma de comprar alguma coisa, era indo pessoalmente até lojas físicas, comparando preços de porta em porta e, por fim, pagando para adquirir determinado bem. 

Hoje em dia, bastam apenas alguns "cliques" e, voilà, o produto chega em nossas casas sem o menor esforço! Demais, né?

Da mesma forma com que as empresas passam por processos evolutivos e precisam se adaptar as novas modernidades que surgem a cada instante, os consumidores, por sua vez, também desenvolvem novas práticas para adquirir aquilo que desejam.

Constantemente, um deve se ajustar as necessidades do outro; comerciantes e consumidores se adaptam juntos a novos recursos para satisfazerem seus próprios objetivos!

A evolução por trás do Consumidor 5.0

Para entendermos como chegamos a esta nova era, vamos recapitular algumas etapas dessa evolução.

O consumidor "original", ou "1.0", era aquele que dispunha apenas de espaços físicos para realizar sua compra, conforme citado anteriormente.

Era possível encontrar endereços de comércios através de listas telefônicas e, no máximo, quem sabe, conseguir algum contato com os lojistas através desse meio.

Mais tarde, conforme a população passou a trocar mais informações entre si, através de redes sociais, por exemplo, a classificação de consumidor evoluía para 2.0.

Nessa época, as plataformas Amazon e eBay foram criadas para possibilitar mais autonomia e poder de escolha da galera!

A essa altura, o comércio já se adaptava para atuar virtualmente. A comodidade da compra e principalmente, a relação de proximidade entre cliente e empresa, dava início a uma nova evolução.

A diferença entre o consumidor 3.0 e o 4.0 é muito sutil, mas, existe. Essa última categoria citada tem características específicas, como a preocupação do cliente com o ativismo social das empresas.  

Isso significa que, qualquer tipo de preconceito ou ações prejudiciais a população, seriam facilmente retaliadas pelo consumidor, que poderia até, acabar com o nome de uma empresa ou marca específica!

Quais são as características do Consumidor 5.0?

Após todo esse processo evolutivo de modernização, passamos para uma nova fase: o consumidor 5.0 tem como características principais seu perfil coletivo, valor pelo love branding e pelo marketing digital.

O perfil coletivo é caracterizado através do poder de união que a população estabeleceu entre si. Hoje em dia, dificilmente compramos o produto se o mesmo não tiver uma boa recomendação, não é?

Com isso, abrimos espaço para a atuação de muitos influenciadores digitais: pessoas que se dispõe a "testar" produtos ou serviços com objetivo de expor opiniões públicas a cerca dos mesmos.

Já o love branding, diz respeito a fidelização que o consumidor busca ter com a empresa.

Isso quer dizer que, todos nós temos aquela marca preferida, ao qual optamos sem necessariamente ter o valor do produto ou serviço como critério principal de compra!

Por fim, o marketing digital. Este se tornou um dos recursos mais utilizados quando ser trata de comércio.

Os lojistas não se restringem mais a plataformas específicas de vendas, como sites, por exemplo. Mas, buscam estar a onde seus clientes e consumidores também estão: nas redes sociais.

Através de plataformas virtuais como Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp, entre outras, os comerciantes buscam anunciar seus produtos, assim como investem pesado na propaganda de suas marcas ou rede de serviços.

Viu, a tecnologia está mais presente no mercado do que você imagina! Não sabemos o que virá adiante, mas certamente a evolução não deve parar por aqui.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados