Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Colateral

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:11/12/2020 às 17:27 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é colateral?

O termo colateral significa algo que está em posição paralela, sendo adaptado para diversos segmentos de acordo com a finalidade da palavra. Como esse conceito é um pouco genérico, vamos considerar algumas situações.

No âmbito jurídico, por exemplo, temos os danos colaterais, que seriam os efeitos de um ato causados a terceiros que não seriam o foco da ação inicial. Já na medicina, para dar um outro sentido ao termo, temos o efeito colateral, que são as sensações que um medicamento pode causar para tratar algum tipo de problema.

E o que o termo colateral tem a ver com o mercado financeiro? No nosso ambiente, esse termo é utilizado como referência para um ativo oferecido como garantia em uma operação de crédito. Ou seja, é uma garantia de pagamento para algum tipo de dívida.

Como funciona o colateral?

Vamos supor que você resolva financiar um imóvel ou um carro. Para isso, o primeiro passo é buscar uma instituição financeira, empresa essa que fará uma análise de crédito do perfil para entender o risco da operação.

A depender dessa avaliação, as taxas de juros e os prazos oferecidos vão variar. Ainda assim, por melhor que seja o perfil avaliado, isso não garante que a empresa financiadora vai receber seus pagamentos. Isto é, sempre há chance de calote.

Sendo assim, é normal também que seja solicitado uma garantia adicional que seja utilizada em caso de não cumprimento das obrigações de pagamento. Essa garantia é chamada de colateral no universo financeiro.

É bem comum que essa garantia seja um imóvel. Assim, caso o credor apresente um calote contra a instituição financeira, ela tem recursos para buscar o capital que é devido. Isso é feito vendendo esse ativo para recuperação do dinheiro emprestado ou ao menos parte dele.

Onde pode ser aplicado o colateral?

Embora o caso muito comum do mercado de crédito seja em função dos bancos, essa não é a única modalidade de emissão de dívida em que podemos verificar a existência do colateral como procedimento de segurança.

Outro cenário comum para o uso das garantidas são os títulos de dívida emitidos pelas empresas. É o caso das debêntures, por exemplo, onde as companhias captam recursos dos investidores.

Por mais que sejam empresas conhecidas, nada impede que uma instituição venha a dar calote em seus investidores. E, neste caso, eles também podem exigir algum tipo de garantia.

Ou seja, no ambiente da renda fixa, onde estão as principais emissões de dívidas do mercado financeiro, é bem comum que você encontre o colateral como recurso para oferecer segurança e credibilidade.

Quais os efeitos do colateral no mercado financeiro?

Para os investidores, portanto, existem impactos importante do uso do colateral nos investimentos. Vale lembrar que a rentabilidade dos ativos deve ser proporcional ao risco. Isto é, quanto maior a chance de calote, maior também deve ser a remuneração.

Ao encontrar garantias de pagamento, em outras palavras, temos uma proteção natural ao risco de crédito. Isso significa que há como agir em casos de problemas com o pagamento, mas também que o emissor da dívida pode oferecer uma remuneração menos atrativa.

Importante observar qual é o valor da dívida e também o valor dos ativos envolvidos como garantia. Vale lembrar que não necessariamente a presença de um colateral permite que todo capital investido esteja devidamente protegido.

Outro ponto importante: a maior parte das garantias oferecidas é feita via imóveis. E sabemos que esses ativos podem oferecer baixa liquidez. Isto é, ainda que exista uma proteção, nem sempre ela será exercida imediatamente. Tudo vai depender de qual é o imóvel e a sua atratividade para o mercado.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados