Última modificação em 18 de novembro de 2020

O que é o Código ISIN?

O Código ISIN é um processo extremamente importante no contexto do mercado financeiro em termos de oferecer credibilidade e transparência às empresas e aos investidores.

Em primeiro lugar, ISIN é uma abreviação para International Securities Identification Number. Ou, se preferir, Número de Identificação Internacional de Títulos, em tradução livre para a Língua Portuguesa.

E o que seria então o Código ISIN? Em resumo, é um código emitido para ativos financeiros e que visa identificá-los de maneira única. Assim, podemos considerar como uma comprovação da sua confiabilidade ao investidor.

Como funciona o Código ISIN?

O Código ISIN é composto por uma sequência alfanumérica de doze caracteres. Ou seja, isso significa que a sua formação pode utilizar tanto de letras, como de números na identificação dos ativos.

Além disso, existem algumas categorias de produtos que podem ser utilizados para a aplicação do Código ISIN. O foco delas está na renda variável, como nos casos listamos a seguir:

Esses três exemplos simples de mercados muito utilizados pelos investidores já permitem que você entenda a importância de formalizar um código para as negociações. No entanto, vale observar que outros ativos da renda variável podem utilizar desse sistema também, como os derivativos.

Quem é o responsável pelo Código ISIN?

O Código ISIN não é uma criação exclusivamente brasileira, mas sim uma padronização global para os ativos internacional. Isto é, as Bolsas de Valores de diferentes países utilizam a mesma estrutura alfanumérica.

A sua composição é sempre feita com duas letras, identificando o país de origem do ativo, seguido por dez caracteres adicionais. Veja um exemplo de Código ISIN da Apple, uma marca global com sede nos Estados Unidos: US0378331005.

O que muda de um local para o outro é a entidade responsável pela numeração, chamada de agência numeradora. No caso do Brasil, essa responsabilidade é exclusivamente da própria Bolsa de Valores, isto é, a B3. Em outros países, as agências numeradoras são definidas individualmente.

O que significa o Código ISIN?

Além de ser um código alfanumérico único, o ISIN permite que os investidores globais identifiquem algumas características dos ativos aos quais se interessam em investir. Isso porque a organização do caracteres não funciona de forma aleatória, mas sim de maneira técnica.

Para que você entenda, vamos analisar o Código ISIN da Petrobrás, uma gigantesca empresa brasileira do ramo petrolífero. O seu ISIN é o seguinte: BRPETRACNPR6.

A princípio, essa sopa de letrinhas pode não indicar muita coisa, mas ao olharmos por etapas, você perceberá as informações sobre o próprio ativo, isto é, as ações da Petrobrás. Veja só:

Termo do dia

Cotação

O que é uma cotação? De forma geral, a cotação é tida como o simples ato de estabelecer um preço para determinado item. Uma vez estabelecido…