Open Nav

CAMEX

O que é CAMEX?

A CAMEX é a abreviação que representa a Câmara de Comércio Exterior, um órgão que faz parte do Conselho de Governo da Presidência da República.

Esse órgão foi criado em 1995 e tem como principais atribuições atividades que tenham relação com o comércio exterior tanto de bens, como também de serviços, além de investimentos estrangeiros e financiamento das exportações. Vamos falar mais sobre suas responsabilidades adiante.

Em termos de legislação, o decreto que menciona sobre a CAMEX é o de número 10.044 do ano de 2019. Você pode conferir mais informações sobre a Câmara de Comércio Exterior em seu site oficial.


Qual é a composição da CAMEX?

Embora seja relativamente simples entender o motivo pela qual a Câmara de Comércio Exterior foi criada, a sua estrutura é composta por diversos órgãos e cargos.

Um deles, bastante relevante, é o Conselho de Estratégia Comercial. Esse órgão é responsável por toda definição das linhas de atuação da CAMEX. Outro é o Comitê Executivo de Gestão cuja atuação está, entre outras atividades, sobre as alíquotas cobradas em importações e exportações.

E esses são apenas dois exemplos da sua composição. Abaixo, você confere a lista que foi retirada na íntegra do site oficial da CAMEX. Você pode consultar o link anterior para confirmar esses cargos e eventuais alterações por parte da entidade.

  • Conselho de Estratégia Comercial;
  • Comitê-Executivo de Gestão (GECEX);
  • Secretaria-Executiva;
  • Conselho Consultivo do Setor Privado (CONEX);
  • Comitê de Financiamento e Garantia das Exportações (COFIG);
  • Comitê de Alterações Tarifárias (em implementação);
  • Comitê de Defesa Comercial (em implementação);
  • Comitê Nacional de Facilitação de Comércio (CONFAC);  
  • Comitê Nacional de Investimentos (CONINV);

Qual é o papel da CAMEX?

Como você pode imaginar dada a complexidade da sua composição, a CAMEX acaba por receber inúmeras funções dentro do nosso país. Neste tópico, vamos comentar algumas delas para que você tenha maior intimidade sobre a sua atuação.

Um dos pontos que podem ser mencionados sobre a Câmara de Comércio Exterior está na definição de diretrizes, regras e procedimentos em relação à política de comércio exterior, incluindo importações, exportações e o turismo.

Essa é uma atividade bastante ampla para a qual diversos meios podem ser utilizados como criar nomes e categorizar os diferentes tipos e formatos de mercadorias. Além disso, ela também é responsável por credenciar organizações que estão habilitadas para exercer o comércio exterior.

Os impostos também merecem atenção, pois são uma importante fonte de renda para o país — especialmente considerando a negociação com o mercado externo. Assim, seguir a política aduaneira do país e, como já vimos, a definição de alíquotas são outras das funções que você identificará na atuação da CAMEX.

Há ainda questões que corroboram com o desenvolvimento nacional. Para uma boa política de comércio exterior é fundamental, afinal, que o país melhore seus serviços de interação com o mercado externo como aeroportos ou transportes, por exemplo.

Enfim, apenas com essas atividades mencionadas você já pode perceber como a CAMEX tem uma atuação ampla e complexa no Brasil, configurando-se em um órgão extremamente importante para o país.

Qual é a importância da CAMEX para o Brasil?

Nesta altura do nosso texto, a relevância da Câmara de Comércio Exterior para o Brasil talvez já esteja implícita, mas alguns pontos merecem destaque.

Podemos começar mencionando a sua atuação ativa e fundamental para que o nosso país esteja inserido de maneira adequada na economia global. Por "maneira adequada", entenda que as políticas implantadas precisam oferecer a capacidade do Brasil atuar de maneira competitiva e saudável.

Isso pode ser feito de diversas maneiras, mas três pontos chamam atenção:

  • Ampliação de mercados para as empresas brasileiras que atuam com exportação
  • Implantação de políticas para defesa da indústria nacional interna
  • Criar mecanismos que permitam o aumento da competitividade brasileira no mercado

Vale lembrar que, no período contemporâneo, a globalização oferece forte impacto para todos os setores. Assim, é preciso estar sempre atento e encontrar mecanismos de garantir essa competitividade que mencionamos, evitando a perda de mercados — algo que afetaria diretamente o crescimento da economia brasileira.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados