Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

CAMEX

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:16/03/2020 às 18:28 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é CAMEX?

A CAMEX é a abreviação que representa a Câmara de Comércio Exterior, um órgão que faz parte do Conselho de Governo da Presidência da República.

Esse órgão foi criado em 1995 e tem como principais atribuições atividades que tenham relação com o comércio exterior tanto de bens, como também de serviços, além de investimentos estrangeiros e financiamento das exportações. Vamos falar mais sobre suas responsabilidades adiante.

Em termos de legislação, o decreto que menciona sobre a CAMEX é o de número 10.044 do ano de 2019. Você pode conferir mais informações sobre a Câmara de Comércio Exterior em seu site oficial.

Qual é a composição da CAMEX?

Embora seja relativamente simples entender o motivo pela qual a Câmara de Comércio Exterior foi criada, a sua estrutura é composta por diversos órgãos e cargos.

Um deles, bastante relevante, é o Conselho de Estratégia Comercial. Esse órgão é responsável por toda definição das linhas de atuação da CAMEX. Outro é o Comitê Executivo de Gestão cuja atuação está, entre outras atividades, sobre as alíquotas cobradas em importações e exportações.

E esses são apenas dois exemplos da sua composição. Abaixo, você confere a lista que foi retirada na íntegra do site oficial da CAMEX. Você pode consultar o link anterior para confirmar esses cargos e eventuais alterações por parte da entidade.

  • Conselho de Estratégia Comercial;
  • Comitê-Executivo de Gestão (GECEX);
  • Secretaria-Executiva;
  • Conselho Consultivo do Setor Privado (CONEX);
  • Comitê de Financiamento e Garantia das Exportações (COFIG);
  • Comitê de Alterações Tarifárias (em implementação);
  • Comitê de Defesa Comercial (em implementação);
  • Comitê Nacional de Facilitação de Comércio (CONFAC);  
  • Comitê Nacional de Investimentos (CONINV);

Qual é o papel da CAMEX?

Como você pode imaginar dada a complexidade da sua composição, a CAMEX acaba por receber inúmeras funções dentro do nosso país. Neste tópico, vamos comentar algumas delas para que você tenha maior intimidade sobre a sua atuação.

Um dos pontos que podem ser mencionados sobre a Câmara de Comércio Exterior está na definição de diretrizes, regras e procedimentos em relação à política de comércio exterior, incluindo importações, exportações e o turismo.

Essa é uma atividade bastante ampla para a qual diversos meios podem ser utilizados como criar nomes e categorizar os diferentes tipos e formatos de mercadorias. Além disso, ela também é responsável por credenciar organizações que estão habilitadas para exercer o comércio exterior.

Os impostos também merecem atenção, pois são uma importante fonte de renda para o país — especialmente considerando a negociação com o mercado externo. Assim, seguir a política aduaneira do país e, como já vimos, a definição de alíquotas são outras das funções que você identificará na atuação da CAMEX.

Há ainda questões que corroboram com o desenvolvimento nacional. Para uma boa política de comércio exterior é fundamental, afinal, que o país melhore seus serviços de interação com o mercado externo como aeroportos ou transportes, por exemplo.

Enfim, apenas com essas atividades mencionadas você já pode perceber como a CAMEX tem uma atuação ampla e complexa no Brasil, configurando-se em um órgão extremamente importante para o país.

Qual é a importância da CAMEX para o Brasil?

Nesta altura do nosso texto, a relevância da Câmara de Comércio Exterior para o Brasil talvez já esteja implícita, mas alguns pontos merecem destaque.

Podemos começar mencionando a sua atuação ativa e fundamental para que o nosso país esteja inserido de maneira adequada na economia global. Por "maneira adequada", entenda que as políticas implantadas precisam oferecer a capacidade do Brasil atuar de maneira competitiva e saudável.

Isso pode ser feito de diversas maneiras, mas três pontos chamam atenção:

  • Ampliação de mercados para as empresas brasileiras que atuam com exportação
  • Implantação de políticas para defesa da indústria nacional interna
  • Criar mecanismos que permitam o aumento da competitividade brasileira no mercado

Vale lembrar que, no período contemporâneo, a globalização oferece forte impacto para todos os setores. Assim, é preciso estar sempre atento e encontrar mecanismos de garantir essa competitividade que mencionamos, evitando a perda de mercados — algo que afetaria diretamente o crescimento da economia brasileira.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados