Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Calote

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:30/01/2020 às 18:01 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é calote? Qual é a diferença entre calote e inadimplência?

Por definição, calote é o nome dado a um tipo específico de não pagamento de uma dívida contraída. Quem "dá" um calote é usualmente conhecido como caloteiro ou, até mesmo, como inadimplente.

Mas você sabia que é errado tratar calote e inadimplência como sinônimos?

Em verdade, o calote é caracterizado como o não pagamento de um atividade, motivada por má-fé, ou mesmo falta de vontade de pagar, por parte do devedor.

Já a inadimplência é motivada por uma variedade de circunstâncias. A sua definição correta é como o não cumprimento de algum tipo de obrigação, que nem sempre é financeira (embora seja para designar esse tipo específico que a palavra é mais usada).

Os motivos para se chegar a essa situação são muitas, desde a perda de um emprego à desorganização financeira (que criou uma verdadeira bola de neve de juros) e falta de pagamento por parte da empresa onde trabalha, por exemplo.

Em nenhuma dessas situações, o devedor escolhe deliberadamente não pagar. Ele tem, sim, a responsabilidade pela desorganização financeira, mas não decide deixar de pagar por má-fé. Existem pesquisas, inclusive, que indicam que as dívidas são um dos principais motivos para a diminuição de autoestima de um inadimplente, que se sente por vezes culpado por não honrar com sua obrigação.

Quais são as consequências de um calote para você?

Muita gente nem imagina, mas tendo você já dado um calote ou não, as consequências dessa prática afetam de alguma forma a sua vida financeira.

Primeiro, suponhamos que você compre algo (ou mesmo tome um empréstimo) e não o pague. Entre os riscos que você corre está sofrer com restrições de crédito, ficando então com o famoso "nome sujo" e sendo incluído em bancos de dados de serviços de proteção ao crédito como o Serasa e o SPC.

Além disso, o "caloteiro" tem chances de ser acionado judicialmente e ter bens tomados para que o pagamento da dívida seja garantia. Aliás, se no momento da compra (ou do empréstimo) foi oferecida uma garantia material, a própria Justiça garantirá a sua execução.

Agora, se você não dá calotes, nada de se considerar imunes "aos seus efeitos". Afinal de contas, ao invés de absorver o prejuízo, usualmente as instituições o repassam para os demais clientes. O que significa que, além de pagar pelo produto que está comprando, você também paga uma fatia adicional aplicada pela empresa como margem de segurança.

O que acontece quando um país “dá um calote”?

Às vezes, enquanto assiste um telejornal ou consulta o seu site de notícias favoritas, você pode ouvir que determinado país "deu um calote" ou algo do tipo. Mas você sabe o que isso quer dizer?

Bom, vamos "começar do começo". Para financiar as suas atividades, não raro as nações recorrem à emissão de títulos públicos e/ou ao financiamento internacional, concedidos por organizações como o Fundo Monetário Internacional (o FMI) e o Banco Mundial. A operação funciona como um empréstimo normal: dinheiro concedido em troca de pagamento de juros no futuro.

Contudo, há vezes em que um país se vê economicamente desestabilizado e afirma que não quitará mais os seus débitos (a chamada declaração de moratória). Argentina, Equador, Rússia e Chile são alguns países que já se tornaram "caloteiros".

E as dificuldades ligadas a esse processo são muito parecidas (embora bem piores) do que aquelas que enfrentam as pessoas comuns. Com o nome sujo, fica ainda difícil obter mais crédito para financiar as suas atividades - considerando que a economia já está fragilizada nesse momento, a recuperação é obstruída e um agravamento de crises, propiciado.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados