O que é call de fechamento?

O call de fechamento acontece nos momentos finais do pregão da Bolsa de Valores e é marcado pela conversão do pregão em um leilão de compra e venda. Acontece em um horário pré-determinado e somente alguns papéis podem participar.

Visa determinar o preço de ajuste dos contratos, ou seja, no call de fechamento se estabelece o preço que as ações alcançarão ao final do dia.

Segue as mesmas regras do fixing no Sistema Eletrônico de Negociação, o que permite que todos os interessados possam acompanhar a negociação de ativos e o fechamento de preços com rapidez e eficiência. 

O horário fixado para o call de fechamento é de 16h55 às 17h na maior parte do meses. No entanto, no final do ano esse horário sofre uma alteração e passa a ocorre entre 17h55 e 18h. 


Call de fechamento x call de abertura

O call de abertura acontece nos 15 minutos que antecedem o pregão, no chamado leilão de abertura. É marcada pelo registro das ofertas de compra e venda, no entanto, nessa etapa o negócio não é efetivado.

Nesse caso, se a oferta de compra for equivalente ao preço da venda das ações, a operação será efetivada na abertura do pregão.

Vale observar que, se no call de abertura a transação não for devidamente registrada, a oferta não poderá ser retirada e nem cancelada.

O Call de abertura visa estabelecer, portanto, o preço das ações na abertura da Bolsa. No entanto, a participação fica restrita aos ativos que fazem parte das carteiras de índice da B3.

Como funciona o call de fechamento?

No call de fechamento é possível comprar e vender ações. Durante esse procedimento é preciso observar as mesmas regras - o preço prioritário, por exemplo, é estabelecido pelo maior valor de compra ou pelo menor preço de venda. Também é preciso observar a ordem cronológica de registro de oferta. 

Muitos investidores preferem negociar ativos no fechamento do pregão ou a um percentual do volume total negociado, o que faz com que esse procedimento concentre até 10% das operações realizadas em um dia. Operações como o preço de fechamento e o volume total do dia só ocorrem no call de fechamento.

Com os mercados altamente fragmentados de hoje, o call de fechamento é o único momento do dia em que os investidores recebem o benefício da liquidez centralizada, o que é fundamental para garantir a estabilidade e transparência do mercado de capitais

É um processo que permite que os investidores possam negociar com mais facilidade em um mercado altamente complexo e fragmentado. Fornece um mecanismo consistente e confiável que sustenta o preço de fechamento das ações das empresas públicas e privadas. Em suma, é um dos aspectos mais cruciais da estrutura moderna do mercado de ações.

Como participar do call de fechamento?

Só os ativos que fazem parte das carteiras teóricas dos índices da B3 podem participar do call de fechamento. No entanto, muitas vezes a bolsa pode determinar que algumas ações façam parte do processo. Isso ocorre quando um ativo alcança grande liquidez, o que gerará uma grande disputa por seu valor de fechamento no final do dia. 

Para que todo o procedimento ocorra de forma transparente, todos os investidores interessados podem participar do leilão que ocorre no fechamento da bolsa de valores. Para isso, a bolsa informa com antecedência ao mercado quais ativos serão incluídos no procedimento. 

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

Liquidez

O que é liquidez? A liquidez é uma medida utilizada para determinar a facilidade e a velocidade com que o investidor consegue se desfazer de um…

Veja outros termos