O que é Bureau de Crédito?

Um Bureau de Crédito nada mais é do que um relatório contendo uma lista de dados relacionados ao crédito, como o histórico de inadimplência e calotes que uma pessoa (física ou jurídica) apresentou ao longo de um determinado período.

Naturalmente que esse tipo de documento é de grande valia para instituições financeiras, especialmente na hora de decidir sobre conceder um crédito a um cliente e, principalmente, a qual taxa de juros ele deve acontecer. Deste forma, o Bureau de Crédito é um documento de importância vital no entendimento dos riscos de crédito do mercado como um todo.

Atualmente, existem diversos relatórios com essa finalidade. Em 2018, por exemplo, os maiores bancos brasileiros se uniram para lançar o Quod, uma robusta base de dados que continha informações de todos os correntistas de instituições como Itaú, Bradesco e Banco do Brasil. Além disso, há também as versões mais populares de um Bureau de Crédito, como o relatório gerenciado pelo Serasa Experian.


Como funciona o Bureau de Crédito?

Conforme mencionamos, o Bureau de Crédito tem como público-alvo empresas que trabalham com a oferta de crédito na medida em que compartilham os reais níveis de risco de uma operação financeira.

Vale mencionar que, assim que um pagamento não é realizado na data de vencimento, as companhias já poderiam entrar com pedido de negativação. No entanto, o mais comum é que concedam um prazo um pouco maior aos clientes na regularização da situação.

Feito isso, a entidade responsável pela organização do Bureau de Crédito tentará a comunicação com a parte devedora, concedendo outros dez dias para o pagamento. Caso contrário, o nome será realmente negativado.

Uma lista de inadimplentes é essencial para empresas de crédito na medida em que revelam um grande risco de calote. Uma pessoa endividada, na maioria das vezes, tem grande potencial para não cumprir com os pagamentos.

Quais as informações de um Bureau de Crédito?

É possível que você tenha ficado curioso para saber quais as informações pessoais que podem constar em uma lista de Bureau de Crédito, certo? Os dados compartilhados são aqueles que realmente importam para os bancos: a situação financeira.

Temos, portanto, informações cadastrais básicas, protestos abertos, eventuais pendências de pagamentos e a situação junto à Receita Federal. Constitui, portanto, uma fonte de dados muito útil na tomada de decisão por parte de instituições financeiras.

Quais os principais formatos de um Bureau de Crédito?

No Brasil, existem quatro principais tipos de Bureau de Crédito, cada qual com a sua base de dados. A seguir, listamos brevemente cada um deles:

Os quatro sistemas de Bureau de Crédito costumam seguir uma metodologia de pontuação aos cadastrados. A isso dá-se o nome de Score de Crédito. Quanto menor a pontuação, maior o risco de crédito da operação. A classificação é dinâmica e atualizada conforme pagamentos e calotes.

Lembrando que, caso uma pessoa seja negativada, ela precisa regularizar a sua situação. Para isso, deve entrar em contato e realizar um acordo para pagamento. Será a própria empresa responsável por retirar o nome da lista neste caso.

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

Aporte Inicial

O que é aporte inicial? O aporte inicial, também chamado de aplicação inicial, corresponde à quantia em dinheiro que uma pessoa contribui para começar a investir…