Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Bureau de Crédito

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:24/06/2020 às 18:02 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Bureau de Crédito?

Um Bureau de Crédito nada mais é do que um relatório contendo uma lista de dados relacionados ao crédito, como o histórico de inadimplência e calotes que uma pessoa (física ou jurídica) apresentou ao longo de um determinado período.

Naturalmente que esse tipo de documento é de grande valia para instituições financeiras, especialmente na hora de decidir sobre conceder um crédito a um cliente e, principalmente, a qual taxa de juros ele deve acontecer. Deste forma, o Bureau de Crédito é um documento de importância vital no entendimento dos riscos de crédito do mercado como um todo.

Atualmente, existem diversos relatórios com essa finalidade. Em 2018, por exemplo, os maiores bancos brasileiros se uniram para lançar o Quod, uma robusta base de dados que continha informações de todos os correntistas de instituições como Itaú, Bradesco e Banco do Brasil. Além disso, há também as versões mais populares de um Bureau de Crédito, como o relatório gerenciado pelo Serasa Experian.

Como funciona o Bureau de Crédito?

Conforme mencionamos, o Bureau de Crédito tem como público-alvo empresas que trabalham com a oferta de crédito na medida em que compartilham os reais níveis de risco de uma operação financeira.

Vale mencionar que, assim que um pagamento não é realizado na data de vencimento, as companhias já poderiam entrar com pedido de negativação. No entanto, o mais comum é que concedam um prazo um pouco maior aos clientes na regularização da situação.

Feito isso, a entidade responsável pela organização do Bureau de Crédito tentará a comunicação com a parte devedora, concedendo outros dez dias para o pagamento. Caso contrário, o nome será realmente negativado.

Uma lista de inadimplentes é essencial para empresas de crédito na medida em que revelam um grande risco de calote. Uma pessoa endividada, na maioria das vezes, tem grande potencial para não cumprir com os pagamentos.

Quais as informações de um Bureau de Crédito?

É possível que você tenha ficado curioso para saber quais as informações pessoais que podem constar em uma lista de Bureau de Crédito, certo? Os dados compartilhados são aqueles que realmente importam para os bancos: a situação financeira.

Temos, portanto, informações cadastrais básicas, protestos abertos, eventuais pendências de pagamentos e a situação junto à Receita Federal. Constitui, portanto, uma fonte de dados muito útil na tomada de decisão por parte de instituições financeiras.

Quais os principais formatos de um Bureau de Crédito?

No Brasil, existem quatro principais tipos de Bureau de Crédito, cada qual com a sua base de dados. A seguir, listamos brevemente cada um deles:

  • SPC Brasil: o SPC Brasil é, provavelmente, o mais conhecido sistema Bureau de Crédito. É usado principalmente pelo comércio e pelo varejo;
  • Serasa: outro nome bastante conhecido do público é a lista do Serasa. Tem funcionamento similar ao SPC Brasil;
  • Quod: conforme já apresentamos ao longo do texto, o Quod é o sistema dos grandes bancos brasileiros. É usado por Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, Santander e Caixa Econômica Federal;
  • Boa Vista: por fim, ainda temos a Boa Vista, relatório originado em 2010 e com objetivo próximo ao que oferecem SPC Brasil e Serasa.

Os quatro sistemas de Bureau de Crédito costumam seguir uma metodologia de pontuação aos cadastrados. A isso dá-se o nome de Score de Crédito. Quanto menor a pontuação, maior o risco de crédito da operação. A classificação é dinâmica e atualizada conforme pagamentos e calotes.

Lembrando que, caso uma pessoa seja negativada, ela precisa regularizar a sua situação. Para isso, deve entrar em contato e realizar um acordo para pagamento. Será a própria empresa responsável por retirar o nome da lista neste caso.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados