Open Nav

BofA

O que é BofA?

BofA é uma sigla muito comum no mercado financeiro que remete ao importante Bank of America, uma das maiores instituições bancárias do mundo. Nos Estados Unidos é a segunda companhia do setor com o maior valor de mercado.

O BofA tem sede no Estado da Carolina do Norte. No entanto, a presença do banco é internacional, atuando em mais de 30 países do nosso planeta.

Uma boa referência para ter dimensão do peso do Bank of America é o Fortune 500, um ranking com as maiores empresas em termos de valor dos Estados Unidos. O Bank of America ocupa atualmente, em 2020, a 25ª posição da principal economia global. Também uma das organizações mais valiosas do mundo segundo a Forbes, uma das principais referências do tema.


Qual é a história do BofA?

Ao contrário do que se imagina, a história do Bank of America não é tranquila e com apenas sucessos. Fundado em 1904 por Amadeo Pietro Giannini para atender imigrantes italianos, a companhia precisou sobreviver a um terremoto que devastou sua cidade dois anos depois.

Um dado curioso é que, pela origem do seu fundador, o Bank of America nasceu com outro nome: Bank of Italy. Apenas em 1929, ano que marcou a Grande Depressão originada pela Crise de 1929, a empresa recebeu o nome pelo qual é mais conhecido.

A internacionalização da marca começou logo depois, em 1931, ano que marcou a inauguração de uma unidade em Londres, na Inglaterra. A sede atual se consolidou em 1998, quando o BofA realizou uma fusão com o Nation Bank. 

Vale observar ainda que diversos fenômenos econômicos vieram a desafiar a estrutura do Bank of America. Podemos citar, além da própria Crise de 1929, a Segunda Guerra Mundial e a recente Crise do Subprime, ocorrida em 2008.

Qual é o público-alvo do Bank of America?

Como você já viu, o público-alvo original do Bank of Italy eram os imigrantes italianos. Entre as múltiplas fusões e aquisições realizadas ao longo do tempo, além do nome, esse perfil modificou-se completamente.

Nos dias atuais, os seus clientes são dos mais diversos possíveis. O site é organizado em diferentes áreas que abrangem contas individuais, pequenos negócios e também grandes instituições.

A força da marca do Bank of America se comprova pelos seus próprios números. São, afinal, mais de 60 milhões de clientes e mais de quatro mil agências bancárias espalhadas pelo mundo. Dados realmente impressionantes.

Bank of America e a Crise de 2008

Como não poderia deixar de ser, o sistema financeiro passou por uma forte crise durante o ano de 2008, momento que ficou batizado como Crise do Subprime. Nem mesmo instituições gigantescas, como o tradicional Lehman Brothers, escaparam da falência.

Se o momento foi desastroso para a maioria dos bancos, o mesmo não se pode dizer sobre o Bank of America. A companhia, fortalecida para enfrentar a turbulência, aproveitou-se do momento para suas aquisições importantes como o tradicional Merrill Lynch e o Countrywide Financial.

A Crise de 2008, portanto, foi um exemplo de força da instituição, permitindo um robusto crescimento por parte do BofA em um cenário econômico absolutamente adverso para a economia global.

Como investir no Bank of America?

Se você gosta do Bank of America, pode investir na companhia. O BofA, afinal, possui capital aberto e está listado nos principais índices acionários globais, como o S&P 500 e o Dow Jones.

Seus papéis estão na Bolsa de Nova York (NYSE), um dos principais mercados de capitais do planeta. Você precisa ter conta em uma corretora  internacional ou optar pelos ADRs para esse objetivo.

Como Investir nos Melhores Fundos

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados