Open Nav

Bem Substituto

O que é Bem Substituto?

Podemos compreender por bem substituto qualquer tipo de produto que seja facilmente trocado por outro que atenda as mesmas funções ou o mais próximo possível.

Em outras palavras, um bem substituto pode ser entendido por um produto alternativo. 

Na prática, fica um pouco mais fácil de compreender, veja!

Alguns alimentos, por exemplo, são considerados bens substitutos. Você pode optar por consumir carne suína ao invés de carne bovina, ou ainda, batatas ao invés de arroz.

Isso porque esses alimentos citados correspondem a um mesmo grupo alimentar – proteínas e carboidratos, respectivamente. 

Ou seja, por mais que possuam suas singularidades de nutrientes, a função principal será a mesma, portanto podem ser substituídos por qualquer alimento da mesma classe.


Um Bem Substituto pode causar impacto na economia?

Qualquer bem que seja facilmente substituído por outro, fornecerá ao consumidor um certo poder de escolha. 

Esse poder de escolha, sim, pode causar impacto na economia.

Ainda utilizando os alimentos como exemplo, suponhamos que o preço da carne bovina tenha sofrido um aumento nos custos de produção. Automaticamente, custará mais caro aos consumidores finais.

Percebendo essa diferença de preços, o consumidor poderá optar por substituir este bem, por outro mais barato. Poderá escolher centre carne de aves, pescados, suína, ou até mesmo, embutidos.

Dessa forma, a demanda pelos produtos alternativos aumentará, causando certa movimentação no mercado financeiro.

Perceba que, a situação descrita – sobre o valor acrescido na carne bovina – influencia diretamente os níveis de oferta e procura do mercado. Entretanto, essa movimentação também pode acontecer em questão da redução dos preços.

Ou seja, se o preço da carne bovina baixar, a demanda deverá aumentar devido aos níveis de procura que se estabilizarão. Por outro lado, a procura por bens substitutos será reduzida, impactando o mercado econômico de uma outra forma.

Aliás, o que leva ao aumento de preço de um Bem Substituto?

A variação dos preços pode acontecer de maneira natural, através das leis de oferta e procura. 

Entretanto, existem outros fatores que podem influenciar diretamente nessa oscilação, sem necessariamente ser porquê as pessoas estão consumindo demais ou de menos. 

O primeiro deles, diz respeito às interferências que podem ocorrer ao longo da cadeia produtiva.

No caso da carne bovina, por exemplo, a matéria prima se trata de um animal. Este animal necessita das condições climáticas certas, de acordo com cada espécie em particular.

Isso significa que períodos de estiagem ou chuvas fortes, podem impactar a criação do gado. Da mesma forma, qualquer falha ao longo de todo o processo produtivo pode influenciar na oferta no produto, seja em questão qualitativa ou quantitativa.

O segundo fator, corresponde a movimentação de exportação realizada pelo país produtor. 

Se os países que compram a carne bovina produzida no Brasil, excederem a quantidade de importação, a oferta realizada em território nacional corre o risco de não suprir boa parte da demanda. 

Isso significa que, se não há oferta suficiente para todo mundo, o jeito é aumentar o preço da pouca quantidade para suprir os custos de produção e obter lucratividade.

Qual é a diferença entre um Bem Substituto e um Bem Complementar?

Diferente de um bem substituto que pode ser, literalmente, substituído por outro elemento com a mesma função ou parecida, o bem complementar não oferece essa flexibilidade.

Um exemplo de bem complementar é a gasolina.

A gasolina é o tipo de produto que complementa qualquer tipo de transporte. Em outras palavras, não dá para ter um carro sem adquirir também o combustível.

Vale acrescentar que tanto bens substitutos quanto bens complementares fazem parte dos mercados de perfeita concorrência e das competições monopolistas.  

Isso é, sua flexibilidade – ou falta de – não influencia na maneira como são expostos aos consumidores.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados