O que é BDR?

Para falar sobre BDR Patrocinado, nós precisamos antes explicar o que é BDR, uma sigla para Brazilian Depositary Receipts, o nome de ativos brasileiros que são emitidos no exterior.

Na prática, estamos falando justamente da versão brasileira dos ADR (American Depositary Receipts). Enquanto os ADRs permitem aos estadunidenses comprar ações de empresas de outros países na Bolsa de Valores, o BDR faz o mesmo processo com as companhias estrangeiras no Brasil.

Ou seja, uma empresa estadunidense (ou de qualquer país), pode listar ativos na B3, a Bolsa de Valores do Brasil. Desta forma, ela pode buscar a capitalização dos investidores brasileiros, ao mesmo tempo em que nós conseguimos alocar capital em companhias de fora do país sem precisar de uma conta em uma corretora internacional.


E o que é BDR Patrocinado?

Dentro do contexto dos Brazilian Depositary Receipts existem algumas diferentes classificações. Uma delas é a de BDR Patrocinado, modelo do ativo em que a companhia estrangeira precisa realizar a solicitação a uma instituição depositária, demonstrando o seu desejo de ter seus papéis negociados em território brasileiro.

Caberá, portanto, a essa intermediária seguir com o processo e realizar a emissão dos BDRs. Uma vez que isso seja feito, já será possível negociar os papéis desta companhia pela nossa própria Bolsa de Valores, ainda que a empresa esteja listada em outro mercado de capitais.

Vale lembrar que, sem a emissão do BDR, o brasileiro só poderia comprar ações estrangeiras caso tivesse acesso à Bolsa de Valores original da organização. Além disso, cabe reforçar que o BDR Patrocinado é dividido em três diferentes níveis de classificação:

Investir em BDRs é a mesma coisa que comprar ações?

Uma dúvida muito comum é de o BDR Patrocinado substitui a compra de uma ação da mesma empresa. E a resposta é negativa: você não está comprando ações de uma companhia, mas sim de certificados de depósito.

Ou seja, você não entrará para o quadro acionário da empresa em questão, mas isso não significa que não seja uma boa forma de diversificar o patrimônio e investir no exterior.

Além disso, o BDR Patrocinado, mesmo não sendo ações efetivas da companhia em questão, concedem os mesmos benefícios de um acionista — como dividendos, por exemplo.

Podemos fazer um comparativo com um fundo de ações internacionais. Quando você faz esse tipo de investimento, apesar de não comprar diretamente as ações da companhia, acaba usufruindo de todos os benefícios desse ativo.

Quais as vantagens de investir em BDR Patrocinado?

Como vimos ao longo do texto, a grande vantagem do BDR Patrocinado está no fato de permitir ao investidor brasileiro ter uma conta em uma corretora internacional.

O maior problema é o custo. Além das taxas tradicionais que uma corretora pode exercer sobre as negociações, nós ainda precisamos lidar com variação cambial. Neste caso, afinal, você precisaria converter seus reais em dólares.

Além do investimento no exterior, essa é uma boa estratégia para diversificação. Vale lembrar que não são apenas ações estadunidenses que podem usar do BDR Patrocinado, mas companhias de todo planeta que possuem capital aberto.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Termo do dia

Mão Invisível

Você já viu alguém falar na mão invisível do mercado, mas não sabe o que é? Confira o significado desse termo!

Veja outros termos