Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

BDR Patrocinado

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:23/06/2020 às 17:22 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é BDR?

Para falar sobre BDR Patrocinado, nós precisamos antes explicar o que é BDR, uma sigla para Brazilian Depositary Receipts, o nome de ativos brasileiros que são emitidos no exterior.

Na prática, estamos falando justamente da versão brasileira dos ADR (American Depositary Receipts). Enquanto os ADRs permitem aos estadunidenses comprar ações de empresas de outros países na Bolsa de Valores, o BDR faz o mesmo processo com as companhias estrangeiras no Brasil.

Ou seja, uma empresa estadunidense (ou de qualquer país), pode listar ativos na B3, a Bolsa de Valores do Brasil. Desta forma, ela pode buscar a capitalização dos investidores brasileiros, ao mesmo tempo em que nós conseguimos alocar capital em companhias de fora do país sem precisar de uma conta em uma corretora internacional.

E o que é BDR Patrocinado?

Dentro do contexto dos Brazilian Depositary Receipts existem algumas diferentes classificações. Uma delas é a de BDR Patrocinado, modelo do ativo em que a companhia estrangeira precisa realizar a solicitação a uma instituição depositária, demonstrando o seu desejo de ter seus papéis negociados em território brasileiro.

Caberá, portanto, a essa intermediária seguir com o processo e realizar a emissão dos BDRs. Uma vez que isso seja feito, já será possível negociar os papéis desta companhia pela nossa própria Bolsa de Valores, ainda que a empresa esteja listada em outro mercado de capitais.

Vale lembrar que, sem a emissão do BDR, o brasileiro só poderia comprar ações estrangeiras caso tivesse acesso à Bolsa de Valores original da organização. Além disso, cabe reforçar que o BDR Patrocinado é dividido em três diferentes níveis de classificação:

  • Nível I: exigem alto poder de investimento, com valor mínimo de um milhão de reais investidos. Por esse motivo, torna a sua aquisição para um grupo muito restrito de investidores;
  • Nível II: no nível II, o BDR Patrocinado é mais flexível, exigindo apenas registro da instituição depositária na CVM. O valor do investimento inicial é bem mais acessível ao investidor individual e há negociação na Bolsa de Valores;
  • Nível III: é muito semelhante ao Nível II, mas usado para o lançamento de uma Oferta Pública de Ações, acontecendo simultaneamente no Brasil e no exterior.

Investir em BDRs é a mesma coisa que comprar ações?

Uma dúvida muito comum é de o BDR Patrocinado substitui a compra de uma ação da mesma empresa. E a resposta é negativa: você não está comprando ações de uma companhia, mas sim de certificados de depósito.

Ou seja, você não entrará para o quadro acionário da empresa em questão, mas isso não significa que não seja uma boa forma de diversificar o patrimônio e investir no exterior.

Além disso, o BDR Patrocinado, mesmo não sendo ações efetivas da companhia em questão, concedem os mesmos benefícios de um acionista — como dividendos, por exemplo.

Podemos fazer um comparativo com um fundo de ações internacionais. Quando você faz esse tipo de investimento, apesar de não comprar diretamente as ações da companhia, acaba usufruindo de todos os benefícios desse ativo.

Quais as vantagens de investir em BDR Patrocinado?

Como vimos ao longo do texto, a grande vantagem do BDR Patrocinado está no fato de permitir ao investidor brasileiro ter uma conta em uma corretora internacional.

O maior problema é o custo. Além das taxas tradicionais que uma corretora pode exercer sobre as negociações, nós ainda precisamos lidar com variação cambial. Neste caso, afinal, você precisaria converter seus reais em dólares.

Além do investimento no exterior, essa é uma boa estratégia para diversificação. Vale lembrar que não são apenas ações estadunidenses que podem usar do BDR Patrocinado, mas companhias de todo planeta que possuem capital aberto.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados