Última modificação em 29 de setembro de 2020

O que é Backwardation?

Backwardation é um conceito muito utilizado no mercado financeiro sobre a relação entre dois preços de um ativo — o valor atual (também chamado de preço à vista ou preço spot) e o seu valor negociado no mercado futuro.

Em primeiro lugar, vale lembrar como funciona esse mercado: você acorda uma data futura e um determinado preço para a compra ou venda de um ativo. Assim, quando chegar no prazo estabelecido, tem uma negociação pronta para ser fechada — independente do valor desse ativo no mercado secundário.

O intuito desse tipo de operação é, para um trader, aproveitar eventuais distorções entre o seu preço à vista e o seu preço futuro. Uma das operações disponíveis nesse sentido é justamente o Backwardation.


Como funciona o Backwardation?

No caso do Backwardation, o preço atual do ativo é maior do que o preço negociado no mercado futuro. Ou seja, há uma expectativa geral de alinhamento do seu preço conforme o prazo de vencimento desse contrato se aproxima.

É por isso que essa situação recebe esse nome de Backwardation, a qual poderia ser traduzida ao português como "retrocesso". De maneira prática, o conceito é de ajuste de precificação conforme o tempo passa e, nesse sentido, torna-se como uma oportunidade para o investidor aproveitar essa correção.

Vale observar também que os preços dos ativos no mercado futuro têm uma relação total com a economia real. Se você negocia commodities como o petróleo ou o ferro, por exemplo, o Backwardation indica um aumento da oferta dessas mercadorias. Assim, é natural que futuramente exista uma pequena desvalorização.

Backwardation vs. Contango: qual é a diferença?

Em outras situações, o mercado pode apresentar características exatamente opostas ao que vimos até aqui. Isto é, ao invés de ter um preço atual maior do que o preço futuro, oferecer um preço atual menor do que o seu preço futuro.

Neste caso, novamente devido ao alinhamento de expectativas ao longo do tempo, temos um cenário em que identificamos uma oportunidade de correção dos preços em função do seu descasamento.

Essa situação de potencial crescimento do valor negociado é chamada tecnicamente de Contango. Trata-se justamente do oposto que vimos sobre o Backwardation.

Como um trader pode lucrar com Backwardation?

Pensando em operações de trading, existem basicamente dois tipos de posições que podem ser abertas no mercado financeiro. São elas:

Portanto, de acordo com o cenário entre o preço à vista (preço spot) e o preço futuro, pode ser melhor um tipo diferente de operação. No caso do Backwardation, por exemplo, como a tendência é de queda, o ideal seria atuar vendido (short).

Já quando há perspectiva de aumento do valor de um ativo, isto é, um potencial de valorização, o ideal é abrir uma posição comprada e aguardar o efeito do Contango ocorrer.

Vale a pena investir no mercado futuro?

Como vimos, essas são duas operações possíveis no universo do mercado futuro. No entanto, é importante dizer que grandes distorções de preços não são tão comuns no curto prazo, justamente porque o mercado reflete as condições econômicas.

Sendo assim, oportunidades de operações como Backwardation e Contango costumam ser mais comuns em horizontes temporais maiores. Por outro lado, esse cenário mais amplo também traz um maior risco na medida em que as incertezas crescem na mesma proporção.

Portanto, independente do seu interesse nesse tipo de operação, não se esqueça de diversificar os seus investimentos e montar uma carteira balanceada, reduzindo assim os riscos implícitos do mercado financeiro.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Termo do dia

Clube de Investimentos

Confira para que serve e como funciona um clube de investimentos.

Veja outros termos