Open Nav

Asset Light

O que é Asset Light?

Asset Light é um termo usado para designar uma estratégia de negócios em que a empresa mantém a menor quantidade possível de ativos, apenas aqueles de fato necessários para conduzir suas operações.

Asset Light pode ser traduzido como “leve em ativos”, ou seja, refere-se a essas empresas que mantêm poucos ativos. 

O termo também pode ser usado para se referir a situações em que uma empresa faz empréstimos com pouca ou nenhuma garantia em ativos. Nesse caso, a capacidade de devolver o empréstimo é comprovada pelo histórico de crédito e pelo fluxo de caixa, sem colocar bens em jogo para receber o capital.


Entendendo o Asset Light

Com o aumento da competitividade entre as empresas no mercado, buscar novas estratégias para aumentar a eficiência operacional e também financeira é uma grande prioridade. Uma dessas estratégias, que está se tornando cada vez mais comum e sendo levada a extremos cada vez maiores, é o modelo Asset Light de negócios.

Um negócio asset light é aquele que não tem muitos ativos. De fato, ele tem apenas o mínimo de ativos necessário para suas operações. 

Imagine o caso de algumas empresas de tecnologia, por exemplo; elas conseguem desenvolver suas atividades precisando apenas de computadores e conexão com a internet. Tanto é assim que muitas surgem no quarto do empreendedor e podem chegar bem longe antes de precisar de um “upgrade” para uma estrutura mais tradicional. 

Ao adotar esse modelo asset light, as empresas conseguem se beneficiar de várias formas. Em primeiro lugar, elas ganham flexibilidade, o que torna mais fácil se adaptar e até mudar de direção completamente.

Para que isso fique mais claro, vamos trabalhar com um exemplo.

Pense em uma dessas empresas de tecnologia no quarto de um empreendedor. Hoje, esse empreendedor pode estar criando jogos para celular. Amanhã, se ele perceber que existe uma demanda melhor, pode começar a criar softwares educativos para crianças com deficiência.

Ele pode fazer essa mudança tão rapidamente, porque o seu negócio é asset light; ele só precisa de um computador para desenvolver seus produtos, e não é necessária nenhuma grande transformação para mudar o foco da empresa.

Agora, pense em uma indústria têxtil, uma fábrica com máquinas, estoque, escritórios da administração, enfim, a estrutura completa. Se, amanhã, essa empresa precisar mudar de foco para começar a produzir pneus, vai ser necessária uma grande transformação, com investimento pesado de tempo e dinheiro.

Além da questão da adaptabilidade, outro benefício de um negócio asset light é que ele tem menos custos.

Podemos comparar usando o mesmo exemplo. No caso da empresa de internet, para continuar operando, os custos são uma manutenção no computador de vez em quando, ou a conta da provedora de internet.

Enquanto isso, para a empresa têxtil, é preciso comprar e cuidar de dezenas de ativos, sabendo que uma máquina quebrada pode parar toda a fábrica. Garantir que tudo esteja sempre em ordem nessa estrutura complexa é algo que não sai barato.

Qual é a relação entre terceirização e negócios Asset Light?

É importante observar que, apesar de usarmos uma fábrica como exemplo de uma empresa com muitos ativos, esse tipo de empresa também pode se tornar asset light. O principal caminho para isso é por meio da terceirização.

Atualmente, há muitas empresas do setor industrial que terceirizam a maior parte, se não toda, a sua linha de produção. Elas basicamente recebem o produto pronto e, portanto, dispensam toda aquela estrutura. 

Outro fato que vale a pena destacar é que, quando falamos em ativos, apesar dos exemplos mais claros serem as máquinas, os móveis, o imóvel em que a empresa opera, esses não são os únicos ativos que existem. Um tipo de ativo particularmente importante é o humano; ou seja, a mão de obra, o trabalhador. 

O ativo humano também pode ser terceirizado, e esse é considerado um passo importante para empresas que buscam se tornar asset light. Ao terceirizar a mão de obra, a empresa ganha flexibilidade e reduz seus custos, porque a relação estabelecida não é de natureza trabalhista, mas apenas de prestação de serviços; e, portanto, está sujeita a menos regulações.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados