Última modificação em 3 de abril de 2020

Quem é Armínio Fraga?

Armínio Fraga é o nome de um proeminente economista brasileiro, cujos pontos de maior destaque da carreira são a sua passagem pelo Banco Central do Brasil e a fundação da Gávea Investimentos, gestora de recursos criada ainda no início deste século.

Além disso, Fraga já compôs diversos conselhos consultivos e administrativos, em grandes companhias como o banco JPMorgan e a financeira China Investment Corporation.

Nascido no Rio de Janeiro em 1957, o brasileiro é graduado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Outras formações? Bom, obteve o seu mestrado na mesma instituição, em 1981, se tornando doutor em Economia em quatro anos, agora na instituição estadunidense Universidade Princeton.

A carreira de Armínio Fraga pode ser dividida entre as funções no meio acadêmico e as funções no meio executivo. No primeiro caso, o economista já teve experiências lecionando no próprio Departamento de Economia da PUC-RJ, onde se graduou, e na Escola de Pós-Graduação em Economia, da Fundação Getulio Vargas (FGV).

No exterior, a Universidade da Pensilvânia e a Universidade Columbia já contaram com ele como professor assistente e/ou adjunto. Ainda no campo das faculdades, a Universidade Columbia também tem Fraga em seu conselho administrativo no Brasil (até hoje, diga-se de passagem).

Sobre as suas funções no meio executivo, onde ele alcançou maior peso no mercado financeiro, trataremos já no próximo tópico. Vamos lá?!

Descomplicando a Bolsa de Valores

Como Armínio Fraga ganhou notoriedade no mercado financeiro? 

Armínio Fraga passou por grandes instituições financeiras ao longo de sua carreira. Entre elas, o Banco Garantia (que tinha entre os sócios Jorge Paulo Lemann), o Soros Fund Management (do megainvestidor George Soros) e o banco de investimentos de Wall Street Salomon Brothers. As funções dele nessas companhias iam desde economista-chefe à vice-presidente.

No setor público, o economista também acumulou passagens bem-sucedidas por diversas organizações.

No Banco Central do Brasil, por exemplo, o mesmo já foi membro e diretor do Departamento de Assuntos Internacionais, além de assumir a sua presidência durante o segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso. E da BM&FBovespa, você se lembra? Em 2009, Armínio Frago foi eleito presidente do seu conselho de administração.

Neste século, contudo, o maior ponto de dedicação de Fraga com certeza foi a Gávea Investimentos. A gestora de recursos abraça tanto a gestão de patrimônio, como diferentes tipos de hedge funds.

Graças a seu trabalho tanto na esfera pública quanto na privada, Armínio Fraga foi muito premiado e reconhecido. Já foi, inclusive, considerado um dos 100 brasileiros mais influentes e o Economista do Ano de 1999, pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Descomplicando a Bolsa de Valores

Termo do dia

Fundo Fechado

O que é um fundo fechado? No universo dos fundos de investimentos existem diferentes tipos de classificação como renda fixa, imobiliários, multimercados e cambiais, por exemplo. Essa,…

Veja outros termos