Open Nav

Armínio Fraga

Quem é Armínio Fraga?

Armínio Fraga é o nome de um proeminente economista brasileiro, cujos pontos de maior destaque da carreira são a sua passagem pelo Banco Central do Brasil e a fundação da Gávea Investimentos, gestora de recursos criada ainda no início deste século.

Além disso, Fraga já compôs diversos conselhos consultivos e administrativos, em grandes companhias como o banco JPMorgan e a financeira China Investment Corporation.

Nascido no Rio de Janeiro em 1957, o brasileiro é graduado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Outras formações? Bom, obteve o seu mestrado na mesma instituição, em 1981, se tornando doutor em Economia em quatro anos, agora na instituição estadunidense Universidade Princeton.

A carreira de Armínio Fraga pode ser dividida entre as funções no meio acadêmico e as funções no meio executivo. No primeiro caso, o economista já teve experiências lecionando no próprio Departamento de Economia da PUC-RJ, onde se graduou, e na Escola de Pós-Graduação em Economia, da Fundação Getulio Vargas (FGV).

No exterior, a Universidade da Pensilvânia e a Universidade Columbia já contaram com ele como professor assistente e/ou adjunto. Ainda no campo das faculdades, a Universidade Columbia também tem Fraga em seu conselho administrativo no Brasil (até hoje, diga-se de passagem).

Sobre as suas funções no meio executivo, onde ele alcançou maior peso no mercado financeiro, trataremos já no próximo tópico. Vamos lá?!


Como Armínio Fraga ganhou notoriedade no mercado financeiro? 

Armínio Fraga passou por grandes instituições financeiras ao longo de sua carreira. Entre elas, o Banco Garantia (que tinha entre os sócios Jorge Paulo Lemann), o Soros Fund Management (do megainvestidor George Soros) e o banco de investimentos de Wall Street Salomon Brothers. As funções dele nessas companhias iam desde economista-chefe à vice-presidente.

No setor público, o economista também acumulou passagens bem-sucedidas por diversas organizações.

No Banco Central do Brasil, por exemplo, o mesmo já foi membro e diretor do Departamento de Assuntos Internacionais, além de assumir a sua presidência durante o segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso. E da BM&FBovespa, você se lembra? Em 2009, Armínio Frago foi eleito presidente do seu conselho de administração.

Neste século, contudo, o maior ponto de dedicação de Fraga com certeza foi a Gávea Investimentos. A gestora de recursos abraça tanto a gestão de patrimônio, como diferentes tipos de hedge funds.

Graças a seu trabalho tanto na esfera pública quanto na privada, Armínio Fraga foi muito premiado e reconhecido. Já foi, inclusive, considerado um dos 100 brasileiros mais influentes e o Economista do Ano de 1999, pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Descomplicando a Bolsa de Valores

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados