Open Nav

API – Análise de Perfil do Investidor

O que é API - Análise de Perfil do Investidor?

O API corresponde a uma metodologia utilizada, normalmente por agentes de instituições financeiras, para compreender com maior exatidão o perfil de qualquer potencial investidor.

Essa metodologia pode ser aplicada através de um questionário, ao qual as respostas obtidas definirão o perfil que está sendo buscado. As perguntas apuram, por exemplo, os objetivos do investidor, qual grau de risco ele considera “aceitável”, qual seria seu posicionamento frente à queda ou ascensão da bolsa de valores, entre outras. 

Realizar a análise de perfil do investidor é importante porque, como existem diversos tipos de investimentos, é possível compreender exatamente em qual categoria a pessoa se encaixa melhor. 

Inclusive temos um teste GRATUITO para que você possa descobrir qual é o seu perfil de investidor. Clique aqui para acessar.


API - Análise de Perfil do Investidor: um passo de cada vez

Antes de começarmos a explorar um pouco mais sobre o tema em si, vamos relembrar um pouco sobre quais são os tipos de perfis de investimentos existentes no mercado.

Conservador

O perfil conservador é aquele detém os menores riscos de perca no investimento. Além de menores riscos, também são pouco oscilantes. 

Normalmente, o investidor conservador prefere aplicar seu dinheiro de forma mais segura por dois motivos, como falta de conhecimento ou experiência com o mercado financeiro.

Para o perfil conservador, recomenda-se investimentos em renda fixa, como CDBs e títulos públicos.

Agressivo

Este perfil é totalmente oposto ao anterior. Aqui, o investidor não tem medo de arriscar!

Normalmente, pessoas que investem de forma “agressiva” possuem um alto patrimônio acumulado e não costumam ser estrategistas. Por serem tolerantes aos riscos de perda e oscilação, demonstram experiência e maturidade frente a este mercado.

O objetivo principal é sempre maximizar seus lucros.

Para o perfil agressivo, recomenda-se investimentos de renda variável, como por exemplo, mercado de ações e o mercado cambial.

Moderado

O perfil moderado representa um meio termo entre os perfis conservador e agressivo. 

Investidores que se encaixam nesta categoria, costumam investir tanto em renda fixa quanto em renda variável, pois são pessoas que apreciam a segurança, mas também sabem abrir mão dela quando necessitam alavancar os lucros.

Como a API - Análise de Perfil do Investidor funciona na prática?

Uma vez que os tipos de perfis estejam claramente definidos, podemos compreender melhor como as ferramentas da Análise de Perfil do Investidor funcionam na prática.

Dentro do questionário citado anteriormente, existem dois pontos a serem analisados com maior nível de criticidade. São eles:

Horizonte de investimento  

O perfil do investidor será definido com base nos seus objetivos pessoais, determinando assim qual é o prazo que se pretende manter o capital aportado em determina aplicação financeira - como os já citados títulos públicos e ações. 

Condição financeira – Capacidade versus Vontade

É de extrema importância ter ciência sobre a real condição financeira do investidor, pois este é um fator determinante na análise do perfil.

Uma pessoa pode ter vontade de aplicar muito dinheiro, seja em renda fixa ou variável, mas isso só será possível se a sua capacidade financeira estiver de acordo. Ou seja, o investimento precisa ser coerente com a realidade do investidor.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados