Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Ano Fiscal

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:30/04/2020 às 20:47 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Ano Fiscal

Ano Fiscal, também chamado de Exercício, é o termo usado para designar um período de um ano, no qual é feito o registro contábil das movimentações de uma empresa. 

No Brasil, o ano fiscal obrigatoriamente começa em 1° de janeiro e termina em 31 de dezembro. Já em outros países, esse período não corresponde, necessariamente, ao ano do calendário. Por exemplo, o ano fiscal pode começar em março, abril ou até mesmo em outubro. 

Ao final do ano fiscal devem ser apresentados a Demonstração de Resultados do Exercício e o Balanço Patrimonial do período. Essas informações são essenciais, entre outros motivos, para o planejamento da gestão do negócio e para o relacionamento com os investidores.

Entendendo o Ano Fiscal

Uma das obrigações das empresas é apurar e divulgar, para benefício de todos os interessados, suas informações financeiro-contábeis. As principais formas de apuração são a DRE e o Balanço Patrimonial.

Embora as empresas trabalhem com esses relatórios com frequência, a exigência é que eles sejam apresentados, pelo menos, uma vez a cada ano fiscal. O ano fiscal corresponde a um período de 12 meses, que é dividido em 4 trimestres para a realização de apurações parciais.

No Brasil, o ano fiscal coincide com o ano do calendário, começando em 1° de janeiro e encerrando em 31 de dezembro. Porém, isso não significa que eles sejam a mesma coisa. Tanto é assim que, em outros países, são adotados períodos diferentes para o ano fiscal. Veja alguns deles:

  • Na Austrália, de 1 de Julho a 30 de Junho
  • No Canadá, de 1 de Abril a 31 de Março
  • Nos EUA, de 1 de Outubro a 30 de Setembro

É importante notar que o ano fiscal tem 365 dias, assim como o ano civil. Portanto, ele não se confunde com o ano comercial, que tem 360 dias. O ano comercial é usado em algumas situações na gestão financeira da empresa porque, como assume que todos os meses têm a mesma duração (30 dias), torna mais fácil trabalhar com controles, projeções e planejamentos.

Porque o ano fiscal é importante

O estabelecimento de um ano fiscal não é apenas importante, mas necessário. Se cada empresa pudesse apurar suas informações financeiro-contábeis no período que escolhesse, isso poderia causar prejuízos concretos as pessoas interessadas nessas informações.

Imagine uma situação com duas empresas de um mesmo setor. Se uma delas apurar resultados de janeiro a dezembro e a outra, de julho a junho, fazer uma comparação clara entre elas fica difícil. Então, investidores podem ser levados a acreditar, falsamente, que uma delas teve melhor desempenho, como efeito da diferença no ano fiscal utilizado.

Outra dificuldade seria que os investidores teriam que esperar seis meses para ter acesso aos relatórios das duas empresas e, então, conseguir compará-las. Nesse período, eles teriam que tomar suas decisões às cegas. 

Como as empresas seguem o mesmo ano fiscal, os investidores sabem que, em determinada época do ano, serão divulgadas as informações de todas elas. Então, para quem utiliza a análise fundamentalista, esse é o momento de analisar e comparar os relatórios apresentados, para tomar decisões sobre onde alocar seus recursos nos próximos períodos.

Ano Fiscal do Governo

Assim como as empresas, o Governo também tem a obrigação de apresentar relatórios e, portanto, ele também faz uso do conceito de ano fiscal. A diferença é que, enquanto as empresas precisam obedecer o período estipulado, o Governo tem muito mais flexibilidade para tomar decisões em relação ao seu próprio ano fiscal.

Por exemplo, em 2002, o Governo federal anunciou que encerraria o ano fiscal em 15 de dezembro, ou seja, cerca de duas semanas mais cedo. A justificativa apresentada foi garantir uma transição tranquila, já que, no ano seguinte, um novo presidente da República seria empossado.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados