Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Animal Spirits

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:18/10/2019 às 19:05 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é animal spirits?

O otimismo em relação ao futuro é aquilo que Keynes define como “animal spirits”:

  • Quando ele está presente nas decisões diárias dos agentes, a economia cresce;
  • Na sua ausência, a economia enfrenta problemas.

Adaptado do latim “spiritus animalis”, que significa “o sopro que desperta a mente humana”, esse termo representa as oscilações que fazem parte do ciclo econômico. Assim, ele valeria tanto para a economia real (indústria, comércio e serviços) como para o mercado financeiro.

Apesar de amplamente aceito pelos economistas, ele não explica tudo, dados os outros fatores que influenciam o comportamento coletivo:

  1. Como os agentes avaliam a consistência da política econômica;
  2. Como os agentes reagem a fatores não econômicos, como protestos e manifestações políticas.

Qual a relação entre psicologia econômica e animal spirits?

 

O animal spirits, também conhecido como “energia vital”, indica o grau de saúde e energia dentro do corpo humano. Dito isso, representa a euforia, a coragem e a audácia ou o seu extremo oposto, o medo e a insegurança.

Keynes, que viveu a crise de 1929, defendia que os agentes econômicos tomavam as suas decisões mais em função de instinto e da concorrência do que dos fundamentos econômicos, o que gerava excessos, principalmente nos momentos de grande incerteza.

Assim, as políticas econômicas teriam por finalidade ajustar a economia, aumentando a demanda sem surtos inflacionários e mantendo o balanço de pagamentos estável, em um ambiente institucional que influenciasse positivamente seus agentes.

Como humanos que são, esses agentes precisam de algumas “regras” para jogar, dada a falta de autocontrole e a irracionalidade, como demonstram os estudos de Richard Thaler, prêmio Nobel de Economia de 2017.

O que diz o livro “O Espírito Animal” escrito pelos economistas Akerlof e Shiller?

Em 2009, um ano depois da crise mundial de 2008, George A. Akerlof e Robert J. Shiller publicaram o livro “O Espírito Animal”. Nele, os premiados economistas argumentam que as políticas econômicas precisam exercer maior controle sobre os agentes econômicos, domando os seus ânimos, para que o capitalismo não saia dos trilhos.

De acordo com os autores, essa constatação é em função do grande peso que normalmente se atribui à racionalidade dos agentes, desprezando os fatores que influenciam o lado emocional das decisões, tais como contexto social (crenças e valores).

Ao contrário do posicionamento de Adam Smith, os indivíduos não atuam só buscando o benefício próprio. Isso explica porque o economista nunca considerou situações de altos índices de desemprego, dado que, na sua visão, os trabalhadores aceitariam salários menores e o mercado se ajustaria em função disso.

Percebe-se então que o problema dos modelos econômicos mais tradicionais é que o grau de confiança não é considerado, minando os efeitos de políticas econômicas que normalmente funcionariam.

Na sua ausência, o governo precisa de políticas não só monetárias e fiscais, mas também creditícias para fazer a economia crescer.

De que forma o espírito animal é percebido na economia?

Se antes só se mensurava variáveis como PIB, inflação e desemprego, hoje existem vários indicadores que visam avaliar, de forma relativa, o espírito animal presente na sociedade.

Os índices de confiança de empresários e consumidores seguem nessa linha. Normalmente, há um valor que serve como balizador:

  • Acima dele, existe confiança;
  • Abaixo dele, a confiança percebida é menor.

Mais do que registrar o sentimento em um momento específico (“foto”), esses índices tentam capturar o movimento (“filme”), atendo-se a 3 fatores:

  1. Percepção das condições atuais;
  2. Expectativas futuras de um determinado setor;
  3. Intenção de investimento.

Nas situações em que as taxas de juros caem na economia, detectar a evolução entre esses fatores é fundamental para que se reduza a capacidade ociosa.

 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados