Última modificação em 16 de outubro de 2020

O que é Angel Investor?

Angel Investor é o termo original do que aqui no Brasil se conhece como Investidor-Anjo. Seja qual for o nome preferido por você, ambos indicam o mesmo tipo de profissional: uma pessoa que aporta capital em uma startup, mas, além do dinheiro, fornece também o seu conhecimento e expertise.

Em outras palavras, a sua função é usar toda a experiência que adquiriu no mercado para minimizar os riscos que rondam aquele novo negócio. 

Para ilustrar, imagine o processo de um motorista iniciante para tirar a carteira de habilitação. Provavelmente o seu maior ponto de apoio será o instrutor da autoescola, que além de ensinar as coisas básicas, tem experiência suficiente para encurtar a curva de aprendizado e, consequentemente, facilitar que seu aluno seja aprovado nos testes práticos. 

Você concorda que não basta saber dirigir para ser um instrutor? Se assim fosse, qualquer aprovado no exame de habilitação poderia oferecer serviços do tipo. É preciso ter muita experiência ao volante, como já conversamos, mas também entender quem está aprendendo e ser capaz de ensinar "atalhos" para que ele aprenda mais facilmente, sem precisar refazer os testes um milhão de vezes e/ou se sentir completamente inseguro em seu próprio carro.

Com o Angel Investor, algo semelhante acontece. 

Não basta ter dinheiro. É preciso dominar aquele mercado de atuação da empresa, especialmente tendo negócios na área ou no mercado (de transportes, de beleza, de varejo alimentício etc.). Só assim os fundadores da startup serão capazes de se sentirem mais seguros com as suas estratégias e atingir o sucesso mais rápido.

Como Investir nos Melhores Fundos

Quer aprender mais sobre o Angel Investor?

Como já te contamos, Angel Investor tem um equivalente na Língua Portuguesa muito conhecido: o Investidor Anjo. No fundo, é a mesma coisa.

Aqui mesmo no nosso Glossário Financeiro já temos um artigo completo sobre o Investidor Anjo, especificando melhor quais são as exigências para se tornar um Angel Investor, qual é o processo de investimento e tudo mais.

Ficou curioso? Quer aprender mais sobre essa forma de investir? Para ler o nosso artigo completo, basta clicar aqui!

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

IBAN

Entenda como o IBAN funciona na identificação de contas funciona e como ele é composto.

Veja outros termos