Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Análise Gráfica: : saiba o que é, sua finalidade e como fazer

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:18/01/2019 às 18:25 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

O que é análise gráfica?

Análise gráfica pode ser também chamada de “análise técnica”, e compreende um estudo cujo objeto é traçar um panorama histórico relacionado a preços de ativos. Estes, por sua vez, podem se referir a ações, commodities, índices, entre outros fatores.

É muito usada por aqueles que buscam a bolsa de valores como uma forma de aumentar seu patrimônio, seja a curto, médio ou longo prazo.

E através de apenas um gráfico, permite a identificação das tendências de mercado, ou seja, as tendências de oferta e demanda.

Qual a finalidade de uma análise gráfica?

Na prática, esse tipo de análise é mais usado por aqueles pequenos investidores que são pessoas físicas, as quais não precisam ter amplos conhecimentos de certas áreas, como economia, contabilidade ou administração.

Todo e qualquer investidor consegue, rapidamente, familiarizar-se com os gráficos que compõem essa análise, conseguindo interpretar todo o movimento dos ativos. É uma análise, portanto, muito fácil de ser compreendida.

Porém, nem sempre os investidores conseguem sucesso ao utilizar esse método, pois o entendimento gráfico dos investimentos é apenas uma pequena parcela dentro de um processo maior. Há outros fatores envolvidos que também precisam de análise detalhada. Ou seja, a análise gráfica ajuda, mas, não é tudo.

Isso sem contar que análise, nesse caso, precisa ser feita de maneira correta, principalmente sem tentar fazer previsões ilógicas para o futuro. É preciso saber como manipular o controle de risco para evitar perder dinheiro.

A principal finalidade da análise gráfica é fazer com que os investidores se tornem independentes em relação à sua tomada de decisão sobre a compra, venda ou mesmo manutenção de um ativo.

Existem, por sinal, alguns princípios que sustentam a base teórica de uma análise gráfica.

O que são movimentos dos preços?

O mais importante nesse tipo de análise é saber COMO os preços se movimentam. É por isso que se diz que “o preço desconta tudo”. E, os preços se movem, justamente, conforme o comportamento dos investidores. Estes, por sua vez, acabam sendo influenciados por um motivo determinado, como algumas notícias de crises e até insegurança de mercado.

Os movimentos dos preços, então, ficam registrados nos gráficos para as devidas análises.

Alguns estudiosos na área acreditam que haja uma espécie de “movimento aleatório no mercado”, e por isso os preços não seguem tendência alguma, o que gera muitas discussões.

A curto prazo, realmente, podemos observar certa aleatoriedade nos movimentos dos preços, mas, quando passamos a analisar a situação a longo prazo, percebemos que existe, sim, uma “tendência”. E, mais uma vez, esse movimento fica devidamente registrado em gráficos.

Essas tendências podem ser explicadas através de diversos movimentos. Se ela for alta, então significa que o período é de otimismo entre os investidores. Nesse sentido, também é possível observar, através dessas tendências, períodos de calmaria nos mercados. Um bom exemplo disso é quando os preços assumem posições laterais.

Com o tempo, o mercado passa a assumir posições mais bem definidas, com a possibilidade de analisar a tendência de maneira científica, e não através do mais puro achismo.

Como fazer análise gráfica dos investimentos?

A questão que envolve a análise gráfica dos investimentos se refere aos ciclos, pois períodos passados tendem a se repetir no futuro. Entretanto, esses movimentos não se repetem exatamente da mesma maneira que no passado. O que há é apenas um “padrão” que pode ajudar na prevenção contra problemas futuros de mercado.

Movimentos de alta e de baixa apresentam ciclos que se repetem de tempos em tempos, e que podem ter diversos motivos. É justamente por isso que tanto uma alta, quanto uma queda, não duram infinitamente. E, assim como as tendências, esses ciclos podem ser analisados a longo prazo.

Por mais que uma análise gráfica não seja difícil de ser elaborada, é uma área que exige cautela e ponderação, e esse tipo de análise serve mais como um “norte” para as suas futuras decisões.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados