Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Amos Tversky

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:28/11/2019 às 18:55 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

Quem foi Amos Tversky

Amos Tversky foi um psicólogo cognitivo e matemático, estudioso da ciência cognitiva, colaborador de Daniel Kahneman.

Por meio de seus estudos, contribuiu para teorias sobre a gestão do risco e finanças comportamentais em geral. Faleceu em 1996.

Vida Pessoal

Amos Tversky nasceu na Palestina Britânica, agora Estado de Israel, em 1937. Seu pai era um veterinário e sua mãe assistente social que, mais tarde, tornou-se membro do Parlamento pelo partido dos trabalhadores local.

No ensino médio, Tversky teve aulas de crítica literária e tornou-se amigo de Dahlia Ravikovich que, mais tarde, seria uma poeta premiada. Ele também foi líder de um movimento jovem envolvido com atividades rurais e militares. Mais tarde, Tversky serviu com honras nas forças militares israelenses, chegando ao posto de capitão e condecorado por bravura.

Em 1961, obteve um currículo da Hebrew University of Jerusalem. Em 1963, casou-se com a psicóloga norte-americana Barbara Gans. Em 1965, recebeu o título de doutor pela University of Michigan. Em 1973, juntou-se a uma unidade de campo de psicologia. Em 1978, juntou-se ao corpo docente da Stanford University, onde trabalhou até o fim de sua carreira.

Amos Tversky faleceu com um melanoma metastático, em 1996.

Trabalho com Daniel Kahneman

O trabalho mais significativo de Amos Tversky foi desenvolvido em colaboração com Daniel Kahneman, a partir do fim da década de 1960. O estudo explorava os desvios e falhas de racionalidade na tomada de decisões humana. Ele é considerado um dos trabalhos seminais de economia comportamental.

O primeiro artigo dos dois pesquisadores, "Belief in the Law of Small Numbers", ou "Crença na Lei dos Números Pequenos", demonstrava ilusões cognitivas que prejudicam o julgamento das pessoas. Para isso, usava experimentos empíricos de pequena escala. Esse trabalho teve grande influência na ciência da Economia, que pressupõe, via de regra, a racionalidade dos agentes.

O estudo de Tversky e Kahneman veio a se tornar a teoria da perspectiva, que contraria a teoria da utilidade esperada, de von Neumann e Morgenstern.

De acordo com a teoria da perspectiva, as pessoas avaliam suas perdas e ganhos de maneira assimétrica. A diferença básica entre as duas teorias é que, enquanto a da utilidade esperada considera agentes idealmente racionais, a da perspectiva considera o comportamento real dos indivíduos.

Trabalho com Craig Fox

Embora Amos Tversky seja mais conhecido por sua parceria com Kahneman, ele também desenvolveu um importante trabalho com Craig Fox, abordando a aversão da ambiguidade.

Esse conceito parte do pressuposto de que as pessoas não gostam de escolhas ambíguas. A proposta de Tversky e Craig é que a aversão da ambiguidade só existe quando a atenção das pessoas é atraída especificamente para a ambiguidade, ao serem confrontadas diretamente com uma opção ambígua e outra não-ambígua.

Por exemplo, suponha que uma pessoa tem duas opções: a primeira é apostar na cor de uma bola retirada de uma urna fechada com proporção igual de bolas de cada cor (alternativa não-ambígua) e a segunda é apostar na cor de uma bola retirada de uma urna fechada com proporções desconhecidas (alternativa ambígua).

Ao comparar as duas opções lado a lado, a maioria das pessoas prefere a alternativa não-ambígua. Isso acontece porque a atenção delas está sendo atraída justamente para o aspecto da ambiguidade. Agora, se você apresentar as duas opções separadamente, sem a comparação entre elas, as pessoas terão aproximadamente a mesma disposição para apostar em qualquer uma das alternativas. A ambiguidade deixa de ser um fator determinante na decisão.

Premiações

Em 2002, seis anos após a morte de Amos Tversky, Daniel Kahneman recebeu o Prêmio Nobel de Economia pelo trabalho que eles realizaram juntos. Esse prêmio não realiza homenagens póstumas. Porém, em entrevista, Kahneman afirmou que sentia que era um prêmio conjunto, já que eles colaboraram por mais de uma década.

Em 2003, Tversky recebeu postumamente o prêmio Grawemeyer Award, da University of Louisville, em Psicologia.

Além disso, uma pesquisa de 2002, a Review of General Psychology, colocou Tversky em 93º lugar entre os psicólogos mais citados.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados