Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Aluguel

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:04/06/2020 às 19:02 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é aluguel?

Aluguel é a possibilidade de ceder ou adquirir o direito de uso de algo móvel, imóvel ou de serviços. A essência do aluguel se baseia em ser uma ação por tempo determinado, bem como o preço igualmente definido por meio de um contrato.

O conceito de aluguel não se restringe apenas ao uso de um imóvel. Diversos serviços hoje em dia são disponibilizados por meio de aluguel, desde aluguel de carros a equipamentos da construção civil, por exemplo.

No mercado financeiro, os investidores têm a opção do aluguel de ações, em que a rentabilidade é extraída das taxas cobradas pelo empréstimo dos papéis.

Finalidade do aluguel

O aluguel vem como uma necessidade para quem precisa ou deseja usufruir de algo, mas não tem condições ou interesse em comprá-lo. É o caso, por exemplo, das pessoas que deixaram o campo em direção aos centros urbanos no século 19 na Europa, que vivia seu processo de modernização pós Revolução Industrial.

Como as propriedades se concentravam nas mãos de poucas pessoas e os recém-chegados não tinham onde ficar, a opção foi pagar uma quantia para passar um tempo em uma das casas de moradores. Assim, o locatário (senhorio) cedia espaço mediante o pagamento de um valor pelo locador (inquilino).

Atualmente, há quem prefira ficar no aluguel de imóvel ao mesmo tempo em que investe uma reserva para, depois de um período, comprar uma casa ou apartamento. Há ainda aqueles que nem consideram a opção de compra, visto que recebem valores melhores ao deixar esse dinheiro investido. Em ambos os casos, essas são opções interessantes como uma saída para evitar os juros cobrados no longo prazo em um financiamento imobiliário.

Qual é a diferença entre aluguel e arrendamento?

Tanto no arrendamento quanto no aluguel existe a concessão de uso do bem por um tempo e valor determinados. No entanto, a diferença está na utilidade do dinheiro pago pelo locador (arrendador).

No arrendamento, depois do fim do prazo da locação, o locador tem a opção de comprar a quantia paga regularmente (por mês, semestre ou ano) e pode utilizá-la para abater no valor de compra. Neste caso, passa a ser uma nova transação e contrato para oficializar a aquisição definitiva.

Entre os tipos de arrendamento estão: comercial, rural, mercantil (leasing) e de royalties.

Contrato de aluguel

É o documento que oficializa esse tipo de operação. Nele devem estar todas as informações referentes à negociação, como:

  • dados sobre locador e locatário;
  • especificação do bem locado;
  • detalhamento de como o bem será utilizado;
  • prazo de concessão do bem;
  • valores e condições de pagamento, desde data, quantia e reajustes;
  • direitos e deveres de locador e locatário;
  • qual a garantia para o locador reaver o dinheiro devido em caso de inadimplência do locatário.

Aluguel de ações

No mercado financeiro, o aluguel de ações pode ser uma opção de rentabilidade para o investidor. É possível alugar ativos como: ações, units, Exchange Traded Funds (ETF) e Brazilian Depositary Receipts (BDR).

Nesse tipo de operação, o locador é o doador das ações e o locatário é o tomador das ações. A regulação é feita pela B3.

O dono dos papéis coloca-os para serem alugados e irá receber uma taxa por esse aluguel. Para quem aluga, o ganho está em vender as ações a um preço no mercado e a compra do mesmo a um valor mais baixo para obter lucro. O tomador faz essa operação dentro do período alugado.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados