Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Altcoin

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:07/05/2020 às 19:09 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Altcoin?

Ao longo dos últimos anos, investir em criptomoedas virou a bola da vez nos investimentos alternativos. E, ao contrário do que se imagina, o Bitcoin não é a única possibilidade nesse sentido. Há outros tipos de criptomoedas, que é justamente o conceito por trás do Altcoin.

Ou seja, ao falar em Altcoin, você está mencionando todo tipo de criptomoeda que não seja o Bitcoin. O seu nome vem justamente da ideia de "moeda alternativa" (ou algo como Alternative Coin, em inglês).

Por englobar uma série de criptomoedas na sua categoria, o Altcoin não tem características específicas que possam ser generalizadas. Ainda assim, dada a complexidade dessa classe de ativos, elas podem ser agrupadas como uma forma diferente de abordar esse mercado em relação ao que o Bitcoin oferece.

O que são criptomoedas?

Se esse assunto é um pouco confuso para você, não se preocupe. Vamos explicar o conceito das criptomoedas, que nada mais são do que moedas virtuais utilizadas em transações financeiras.

Ou seja, por mais difícil que possa parecer, a sua funcionalidade é extremamente semelhante com o que temos com as moedas tradicionais (como o dólar, o euro ou o real, por exemplo). A diferença, claro, está no modo de uso: elas não existem na vida real.

Entre as características das criptomoedas, podemos mencionar a sua independência dos bancos, possuindo um sistema próprio de precificação. Isso permite que elas não apresentem custos de transação, uma vez que não são reguladas nem pelas instituições bancárias, nem pelos governos nacionais.

Neste contexto, elas oferecem grande independência e autonomia para os seus proprietários — justamente o que fez das criptomoedas, como os Altcoins, extremamente populares ao redor do mundo.

Como surgiu o Altcoin?

É difícil dissociar a história do Altcoin com as outras criptomoedas. A criação das moedas virtuais veio através de um grupo chamado de Cyberpunks, um conjunto de desenvolvedores cujo objetivo era criar uma alternativa financeira fora do sistema tradicional. Desde então, o Bitcoin ganhou uma notoriedade ímpar, sendo amplamente conhecido ao redor do planeta.

Após a consolidação do Bitcoin, outros desenvolvedores passaram a defender a criação de alternativas concorrentes. Foi assim que começaram a aparecer outros tipos de criptomoedas, chamadas tecnicamente de Altcoins.

Nesse novo grupo de moedas virtuais, o conceito estrutural é semelhante ao Bitcoin, mas também inclui regras um pouco diferentes para mineração e uso. Além disso, elas tentam melhorar a sua criptografia e velocidade. Até o momento, contudo, nenhuma versão superou a popularidade da primeira e mais conhecida criptomoeda até aqui.

Como funciona para comprar Altcoins?

Se você imaginou que precisaria ser um hacker ou um especialista em criptografia para adquirir Altcoins, está enganado. Boa parte dessas moedas virtuais podem ser adquiridas em plataformas financeiras.

Listamos abaixo alguns exemplos de criptomoedas alternativas aos Bitcoins que já podem ser negociadas no ambiente virtual:

  • Bitcoin Cash
  • Dash
  • Ethereum
  • Litecoin
  • NEO
  • Tether

Qual é o futuro do Altcoin?

Apesar de ser um assunto ainda um pouco nebuloso para a maior parte das pessoas, é inegável o crescimento das criptomoedas. Considerando ainda a importância constante da tecnologia, é bastante provável que as moedas virtuais sigam aumentando o seu destaque e relevância no mercado financeiro.

Muitas das empresas tradicionais já estão, inclusive, abrindo portas para negociações com criptomoedas. Você já consegue comprar diversos produtos caso seja proprietário de Bitcoins ou mesmo de algumas versões dos Altcoins.

Ao mesmo tempo, alguns investidores vêm buscando as moedas virtuais como forma de diversificação de investimentos. Ou seja, comprando as criptomoedas como maneira de valorizar o seu capital. Embora seja uma alternativa válida, não podemos ignorar que existe alta volatilidade, pois é um mercado com sistema próprio e de difícil controle.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados