Open Nav Logo Mais Retorno

Agente Econômico

O que é um agente econômico?

Um agente econômico é todo indivíduo, ambiente ou entidade que tenha a capacidade de influenciar e movimentar a economia. Isso acontece por meio das ações possíveis a cada um deles.

As funções são diferentes de acordo com o agente econômico em questão. Juntos, eles formam uma relação completa entre todos os aspectos necessários para o funcionamento da economia.


Quais são os principais agentes econômicos?

 

Em resumo, são cinco principais agentes econômicos: famílias, empresas, mercado, Estado e o resto do mundo. Vamos, a seguir, explicar cada um deles individualmente, relatando a sua importância e o seu papel no contexto da economia.

Famílias

A família é o agrupamento dado ao conjunto de pessoas físicas que atuam no mercado como consumidores de bens e serviços, assim como mão de obra para trabalho e produção. O consumo é a principal função desse agente econômico.

Esse é um grupo que apresenta um grande volume e influencia diretamente sobre outros agentes. Um exemplo disso é o impacto sobre oferta e demanda, pois o consumo é um dos aspectos vitais para movimentar a economia.

Dependendo do estímulo de consumo das famílias, outros agentes precisam agir. Se há compra dos produtos, isso significa que existe poder aquisitivo e interesse por parte dos consumidores. Do contrário, é preciso agir para manter a economia aquecida.

Por todas essas características, as famílias estão no foco dos outros participantes da economia. Portanto, entender esse público e quais as melhores formas de atingi-lo são preocupações de toda empresa, que é o segundo agente econômico.

Empresas

As empresas também desempenham papel importante dentro da economia na medida em que elas oferecem seus produtos e serviços para as famílias. Elas, portanto, desempenham o papel de produção dos bens e dos serviços.

A função das empresas, embora sejam instituições, ficam a cargo dos empresários que as possuem. Ou seja, em outras palavras, estamos falando dos empreendedores que possuem capital e máquinas para exercer a produção.

Ademais, é de responsabilidade desse perfil entender as necessidades (demandas) das famílias, oferecendo soluções. Por fim, ainda oferecem cargos de trabalho, permitindo que as famílias obtenham renda e possam consumir, movimentando a economia.

As empresas podem ser divididas ainda em instituições financeiras ou não financeiras.

Mercado

O mercado não é exatamente um agente econômico no sentido de ser uma pessoa ou entidade, mas um ambiente que resume o encontro entre as famílias e as empresas, que vimos anteriormente. Nele é onde acontece todo processo de compra e venda entre consumidores e empresários.

Dentro do mercado, verifica-se também a lei da oferta e demanda. É preciso que o interesse das famílias seja de acordo com o que é oferecido pelas empresas para que essa troca de fato aconteça.

Estado

Como estamos falando basicamente do setor privado até aqui, as famílias com baixo poder aquisitivo acabam excluídas. Nesse sentido, entra o quarto agente econômico que é o Estado.

Aqui, a principal função é a distribuição da riqueza e a preocupação com as necessidades coletivas. Além disso, é a entidade com maior poder para ajustes e definições de mercado, especialmente por meio dos órgãos relacionados à economia e definições de políticas econômicas e monetárias.

Mundo

Em tempos de globalização, o mundo também vira um agente econômico. Isso porque as relações entre países são cada vez maiores e, no contexto atual, influenciam diretamente a economia. A sua função é de permitir o intercâmbio de bens, serviços e capitais.

Uma ação política tomada pelos Estados Unidos, por exemplo, pode afetar diretamente questões econômicas do Brasil em questão de minutos. É por isso que essa agente econômico, embora mais recente, também deve ser considerado.

 

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados