Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

AGE- Assembléia Geral Extraordinária

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:31/01/2019 às 14:32 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é a assembléia geral extraordinária?

A assembleia geral extraordinária é uma reunião de acionistas, promovida em empresas de capital aberto ou fechado, com o objetivo de deliberar sobre questões importantes para a companhia.

Somente os acionistas com poder de voto podem ordenar nestas assembleias, embora os demais (como os acionistas preferenciais, por exemplo) possam comparecer e exercer o seu direito à voz.

Entre alguns dos assuntos tratados em uma assembleia geral extraordinária estão: a revisão do conteúdo do estatuto, as incorporações e as fusões. Em suma, temas relevantes que não podem ser tratados na Assembléia Geral Ordinária, ou sequer esperar por ela.

Como as Assembleias Gerais Extraordinárias funcionam?

Não existe determinação legal que obrigue as empresas a convocarem os acionistas para as Assembleias Gerais Extraordinárias. A escolha depende, sobretudo, do que foi instituído como procedimento no seu estatuto.

No entanto, a lei determina, sim, outras questões. Como a temática das reuniões, por exemplo.

Todas as sessões devem ser cuidadosamente gerenciadas para que não deliberem acerca de questões restritas às Assembleias Gerais Ordinárias. Se isso ocorrer, ela pode ser anulada.

Entre as matérias que não podem ser tratadas nas Assembleias Extraordinárias estão:

  • A correção monetária do capital social;
  • A distribuição de dividendos;
  • A eleição dos administradores e dos membros do Conselho Fiscal;
  • A escolha do destino do lucro líquido obtido;
  • E a análise das contas dos administradores e dos demonstrativos financeiros.

Ou seja, se não for referente a nenhuma dessas cinco questões, a deliberação é livre.

Se optar por convocar os acionistas, a empresa deve estar ciente de seus deveres neste ato. A ela competirá, entre outras obrigações, a responsabilidade por dar a devida publicidade à convocação e delimitar precisamente a matéria a ser discutida na sessão.

Enquanto isso era feito, em décadas passadas, através da afixação de editais nos murais de comunicação de cada organização, hoje em dia a internet facilitou e muito o compartilhamento dessas informações.

Corporações como a Petrobrás e o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) já disponibilizam, em seus sites, manuais próprios para cada Assembleia. Neles, além de informações como data, hora e matéria, também constam guias especiais para o credenciamento e procurações, por exemplo.

Quais são as diferenças entre a Assembleia Geral Ordinária e a Assembleia Geral Extraordinária?

A principal diferença entre Assembleia Ordinária e Assembleia Extraordinária, além da temática, diz respeito ao período de execução.

Enquanto a primeira deve, obrigatoriamente, ser realizada uma vez ao ano, em até 4 meses após o fim do exercício social, a segunda não possui prazo certo para acontecer. Depende da necessidade de cada empresa, lembra?

É possível ainda que ambas, tanto Assembleia Extraordinária quanto Assembleia Ordinária, sejam realizadas no mesmo dia e horário, sendo registradas em uma única ata e evitando, assim, a burocracia desnecessária.

Quais são os benefícios de se realizar uma Assembleia Geral Extraordinária?

Nesse caso, existem duas perspectivas que precisamos considerar: a de quem organiza a Assembleia (a empresa) e a de quem participa (o acionista).

Sob o ponto de vista da empresa, a Assembleia Extraordinária é fundamental porque permite debater temas com urgência, sem a necessidade de se aguardar por datas específicas delimitadas pela lei.

O dinamismo deste tipo de reunião acompanha o ritmo das organizações.

Sob o ponto de vista do acionista, a excelência da Assembleia Extraordinária mora na voz, isto é, na capacidade de participar ativamente da tomada de decisões na empresa na qual se associou. Ele se responsabiliza (mesmo sendo um acionista minoritário) pelos rumos que ela toma e pelo desempenho financeiro.

Mais do que analisar isto ou aprovar aquilo, a Assembleia Extraordinária aproxima organização e investidor, através de objetos essenciais ao sucesso de ambos, individualmente ou em conjunto.

 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados