Open Nav Logo Mais Retorno

Administração Ativa

Avalie este post

O que é a administração ativa?

A administração ativa é um modelo de gestão utilizado em fundos de investimentos, no qual as ações são escolhidos com o objetivo de se superar a rentabilidade obtida nos índices de mercado.

Quando comparado ao seu modelo oposto (administração passiva), o gestor dos fundos com administração ativa possui mais autonomia para a escolha dos títulos. No entanto, como oferece uma promessa de retorno maior, também detém mais risco.

Como a administração ativa funciona?

Antes de destrinchar esta modalidade, é importante que você tenha em mente o contexto geral. Você sabe o que são fundos de investimentos, como eles funcionam e os seus principais agentes?

De forma breve, vamos lá!

O fundo de investimento é um tipo de aplicação financeira, composto a partir da união de vários investidores. Esse conjunto se compromete, após somar recursos através da contribuição individual de cada um dos seus membros, a permitir que um gestor administre o seu capital.

O papel do gestor, então, é decidir onde e quando o dinheiro em questão será alocado.

Mas mais do que isso, no caso dos fundos com administração ativa, o gestor é responsável por estudar as empresas e encontrar oportunidades específicas de rentabilidade.

Lembre-se: nesse tipo de fundo, lucrar mais do que o indicador é sempre a maior meta.

Quais são as vantagens de se investir em fundos com administração ativa?

Para quem investe em fundos com administração ativa, as maiores vantagens dessa modalidade são: confiança e retorno.

A confiança se dá, na verdade, pelas características dos fundos de investimentos de forma geral.

O mercado de ações não tem dó dos amadores. Você já deve saber disso, mesmo se está apenas se preparando para começar a investir (aliás, meus parabéns! Devorar o conteúdo do Mais Retorno foi realmente uma ótima decisão para este fim).

Portanto, contar com o suporte de um especialista, que possa visualizar com clareza onde você só vê confusão é um apoio e tanto, certo? É como andar de bicicleta pela primeira vez, mas, ainda assim, contar com as rodinhas para se equilibrar e minimizar os riscos da queda.

A segunda grande vantagem dos fundos com administração ativa é a promessa de retorno mais elevado.

Enquanto os fundos com administração passiva se mantêm no mesmo nível dos índices (o que é incompatível com a estratégia de certos investidores), a administração ativa é capaz de superá-los.

Para isso, ter um bom gestor a frente do fundo é essencial. Afinal, a sabedoria das suas decisões e a rentabilidade alcançada estarão intimamente ligadas.

Quais são as desvantagens de se investir em fundos com administração ativa?

Se o mundo dos investimentos fosse regido por apenas uma lei suprema, provavelmente ela diria: quanto maior o retorno, maior o risco.

E se a sua memória de curto prazo está em bom funcionamento, você vai logo se lembrar que, ao citar as vantagens dos fundos com administração ativa, falamos da promessa de retorno elevado.

Logo, a ameaça de perda é maior nessa modalidade. Desvalorizações e prejuízos serão resultados de escolhas mal feitas e não da queda de um índice, podendo, inclusive, correr todo o capital.

Outra desvantagem é o custo das taxas de administração. Como o gestor despende mais horas ao trabalho, estudando, pesquisando e traçando estratégias, é normal que seja cobrada uma porcentagem maior sobre o investimento.

Quais são as diferenças entre os fundos com administração ativa e com administração passiva?

Como vimos, os fundos com administração ativa conferem certa liberdade ao gestor para buscar por empresas e escolher ações. O seu objetivo principal é obter rentabilidade superior a dos indicadores financeiros.

Já no caso dos fundos com administração passiva, o gestor é obrigado a seguir os indicadores. O seu objetivo é, puramente, alcançar a mesma rentabilidade que eles.

Não há “apostas”, o que, no geral, diminui os riscos, mas também oferece menor retorno potencial aos investidores.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Avalie este post