Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Abono Salarial

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:20/02/2020 às 17:51 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Abono Salarial

Abono Salarial é um benefício assegurado pelo Estado a alguns trabalhadores. Algumas pessoas, erroneamente, chamam esse benefício de PIS (falando, por exemplo, "Você tem direito ao PIS").

A confusão acontece porque, para ter direito a esse abono, um dos critérios é ter o cadastro no PIS ou Pasep. Então, o PIS/Pasep é o programa, enquanto o abono é o benefício que esse programa oferece.

O abono salarial corresponde ao valor de um salário mínimo por ano. Em 2020, portanto, esse valor é de R$ 1.045,00.

Quem tem direito ao Abono Salarial

Nem todo trabalhador tem direito a receber abono salarial. Para isso, é necessário cumprir alguns pré-requisitos.

O primeiro é ter cadastro no PIS ou Pasep há, no mínimo, cinco anos. O segundo é ter recebido, no máximo, dois salários mínimos de remuneração mensal média durante o ano-base considerado para a apuração. O terceiro é ter exercido atividade remunerada por, no mínimo, trinta dias durante o ano base.

Existe ainda um quarto pré-requisito, que não depende do trabalhador, mas de quem o empregou. O empregador deve ter informado corretamente os dados do funcionário na RAIS.

Porque existe o Abono Salarial

O abono salarial é uma das políticas de bem-estar social que ainda são mantidas pelo Governo. Ele foi criado no ano de 1970. A Lei Complementar 07/70 estabeleceu o abono pago aos trabalhadores da iniciativa privada, enquanto a Lei Complementar 08/70 estabeleceu o abono pago aos servidores públicos.

Ele existe para oferecer uma complementação à renda dos trabalhadores que recebem menos. Justamente por isso, um dos critérios para ter direito ao benefício é a baixa média salarial no ano-base.

Como sacar o Abono Salarial

Em primeiro lugar, o indivíduo precisa consultar se realmente tem direito ao abono. De um ano para outro, ele pode sair da base de trabalhadores que recebem o benefício. Por exemplo, se teve um aumento e sua média salarial mensal ultrapassou dois salários mínimos, ele deixa de receber o abono.

A consulta pode ser feita no site da Caixa Econômica, no aplicativo Caixa Trabalhador ou por meio do telefone 0800-726-0207.

Uma vez que o trabalhador confirme que tem direito, ele deve verificar o calendário de pagamento. O abono é liberado de acordo com o mês de nascimento dos beneficiários.

No período certo, o abono pode ser retirado usando o Cartão do Cidadão, nos caixas eletrônicos da Caixa, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui. Se o indivíduo não tiver o Cartão do Cidadão, pode fazer o saque em uma agência da Caixa, apresentando documento de identificação e número do cadastro no PIS.

Um ponto importante é que, se o trabalhador tinha direito ao abono nos anos anteriores, mas não chegou a sacá-lo, ele ainda pode conseguir pegar o dinheiro. Frequentemente, o Governo permite retirar o abono salarial de até três anos antes.

Críticas ao Abono Salarial

Apesar do abono salarial beneficiar muitos brasileiros, existem algumas críticas e até a possibilidade de que ele seja extinto no futuro.

Uma das críticas é ao fato de que um grande número de trabalhadores não é devidamente informado sobre o direito ao abono. Justamente por isso, é comum que os valores fiquem em aberto para saque durante anos, sem que o indivíduo apareça para retirá-lo.

Por outro lado, também critica-se que o abono está sendo pago a quem não precisa tanto. Em vez de ser direcionado para quem está de fato em situação de pobreza, ele é destinado a quem tem uma renda, ainda que essa renda não seja alta.

Esse é um dos argumentos por traz da proposta de alteração do abono salarial que aprece no texto da Reforma da Previdência. Com essa alteração, a renda média mensal para receber o benefício deverá ser de, no máximo, um salário mínimo (em vez de dois, como acontece atualmente).

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados