Open Nav

Abílio Diniz

Quem é Abílio Diniz?

Abílio Diniz é o nome de um dos mais renomados e proeminentes empresários brasileiros, figurando na lista de pessoas mais ricas do país continuamente. Para se ter uma ideia, a sua fortuna estimada em 2019 é de mais 3 bilhões de dólares.

Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Varga (FGV), Abílio também se especializou em Marketing na Universidade de Ohio e em Economia na Universidade Columbia.

Ele é mais conhecido pelos trabalhos que desenvolveu na administração de algumas companhias para lá de renomadas, como é o caso do Pão de Açúcar e, mais recentemente, do Carrefour Brasil.

Como Investir nos Melhores Fundos

Qual é a trajetória de Abílio Diniz no mundo dos negócios?

Juntamente com o pai, Abílio abriu em 1959 a primeira unidade do Supermercado Pão de Açúcar. Anos depois, já com uma vasta cadeia de lojas espalhadas por todo Brasil, o Grupo Pão de Açúcar viria a se tornar a maior rede varejista de toda a América Latina.

A empresa chegou, inclusive, a negociar os seus títulos de propriedade na famosa Bolsa de Valores de Nova Iorque, se tornando a primeira empresa controlada exclusivamente por brasileiros a alcançar o feito.

Em 2006, por sua vez, o empresário se dedicou a fundar a Península Participações. Com foco na fortuna da família, a empresa de investimentos gerenciava a compra e venda de ativos com o intuito de preservar e multiplicar o seu patrimônio. Além disso, a Península, na qual Abílio Diniz ocupa hoje a posição de presidente do Conselho de Administração, atua também em frentes ligadas à promoção do esporte e da educação no país.

Em 2013, ele assumiu o cargo de presidente do Conselho de Administração também da BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo. É esse cargo, aliás, que o paulistano ocupa até hoje.

Da mesma forma, Abílio assumiu um assento no Conselho de Administração do Carrefour Brasil em 2014, empresa na qual a Península Participações também possui participações específicas.

Qual é a trajetória de Abílio Diniz no mercado literário?

Não é difícil imaginar que uma figura tão renomada e com uma história empreendedora tão rica logo despertaria o interesse dos leitores brasileiros - e antes disso, é claro, das editoras.

Ao todo, existem 3 livros publicados escritos sobre o empresário Abílio Diniz, escritos por ele ou com a sua colaboração: Caminhos e Escolhas (publicado em 2004), Abílio - Determinado, Ambicioso, Polêmico (publicado em 2015, com texto principal da jornalista Cristiane Correa) e Novos Caminhos, Novas Escolhas (publicado em 2016, com a colaboração do jornalista Sergio Malbergier).

Como Investir nos Melhores Fundos

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados