Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
Identifique o valor de uma empresa
Renda Variável

Conheça diferentes formas de identificar o valor de uma empresa

Somos consumidores e racionais, por isso sempre procuramos saber o valor de tudo que iremos comprar. Isso é muito razoável, não? Não faz sentido pagar por…

Data de publicação:27/05/2019 às 17:13 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

Somos consumidores e racionais, por isso sempre procuramos saber o valor de tudo que iremos comprar. Isso é muito razoável, não? Não faz sentido pagar por algo mais caro do que ele realmente vale.

No mundo das finanças isso deve ser ainda mais verdadeiro. Além de não querermos pagar mais caro por uma ação, buscamos preços mais baixos, buscando uma valorização no futuro.

O modo clássico de saber o preço de uma ação é através do valor propriamente da empresa. Isso é feito pelo método que chamamos de Valuation.

Inclusive, no texto que descrevemos o famoso Aswath Damodaran falamos sobre esse assunto, que é o campo de domínio do Damodaran.

Vamos discutir, portanto, as diferentes formas de conhecer esse valor.

Por isso, continue lendo para saber mais sobre:

O que é Valuation

O que é valuation

O Valuation é o método de realmente avaliar uma empresa. No final do processo de valuation, o analista poderá afirmar que “essa empresa vale R$ X”. Para chegar a essa conclusão o analista utiliza vários métodos quantitativos e qualitativos.

O histórico da empresa, o setor que está inserido, atual cenário financeiro (receita, despesa, fluxo de caixa, nível de investimento, Market share, etc.).

O propósito central do Valuation é definir se o preço de uma empresa está justo, alto ou baixo. Com isso o investidor poderá definir se compra ou não, ou eventualmente terá que barganhar na negociação.

Quando falamos em análise fundamentalista, aquela que leva em conta os aspectos principalmente financeiros da empresa, o Valuation é um processo que está em questão.

Assim, o investidor conseguirá definir com mais clareza se compra ou não uma ação.

Mas não fica restrito apenas a flutuação de mercado da Bolsa. O valuation é importante também para definir negociações de fusões e aquisições, os chamados M&A. Ou seja, operações entre empresas.

Podemos destacar os seguintes tópicos como importância do Valuation:

  • Escolha de investimentos para uma carteira;
  • Decisão sobre o preço apropriado a pagar ou receber em uma aquisição ou fusão;
  • Realização de investimentos;
  • Liberação de financiamentos;
  • Distribuição de dividendos;
  • Abertura de capital de uma empresa — necessário para realizar a primeira oferta pública de ações, ou IPO;
  • Adoção da gestão baseada em valor — que permite fazer projeções quanto a lucros e resultados futuros de uma organização;

Ufa, com tantas aplicações, o valuation tem de ser algo bastante elaborado. Agora veremos quais os tipos de Valuation.

Métodos de Valuation de empresas

Métodos de valuation de empresas

O Valuation, como dissemos acima, envolve técnicas tanto quantitativas quanto qualitativas. Obviamente, existe a “arte” do analista também. De qualquer forma, temos alguns métodos bem definidos de Valuation:

Análise por múltiplos de mercado

A análise por múltiplos é muito comum na análise fundamentalista. Ela foca na relação dos indicadores financeiros da empresa. A relação mais usual que a análise por múltiplos é a de P/L.

Esta é a relação entre o preço da ação e o lucro da empresa. Se resultar em um número muito alto, isso indicará que o preço da ação está caro, e o contrário também é verdadeiro.

Mas o que seria esse “muito alto”? Qual o parâmetro para definir isso? Bom, isso é uma coisa relativa de cada setor. É preciso levar em conta o setor que a empresa estar inserida (ou seja, comparar com seus concorrentes), bem como o histórico da empresa, perspectivas de lucro, noticiário.

Fluxo de Caixa Descontado

Este é um dos métodos mais analítico e difícil de ser realizado. Irá projetar tudo o que a empresa irá receber e tudo que terá de despesas, trará esses fluxos a valor presente e indicará o valor da empresa.

Esse é um processo muito complexo, imagine a dificuldade de se projetar toda receita e toda despesa. Aqui entram até gastos com fachada da empresa, propaganda, enfim, são muitas variáveis para se levar em conta.

É por isso que analistas de bancos de investimentos (os profissionais especialistas em Valuation) praticamente dormem no escritório.

Se o resultado do cálculo for um valor muito maior do que o preço do ativo hoje, pode ser um indicativo de que a empresa vai ter uma boa performance e, portanto, um indicativo de que é a hora de investir.

Valor do patrimônio líquido

Este método é também chamado de valuation contábil. Esse é o método que leva exclusivamente as informações contábeis da empresa. Em suma, o patrimônio líquido indica, de fato, o quanto a empresa vale.

Ele pode ser obtido pela diferença entre os ativos circulante e não circulante e as dívidas e obrigações da empresa (mapeadas no passivo circulante e não circulante). Assim, esse método é estacionário e não leva em conta as perspectivas para o negócio. Por isso, precisa ser feito em conjunto com outro método.

Liquidação

A liquidação é simples e direta. Trata-se do resultado da diferença entre ativos e passivos: (Bens + direitos) – (deveres + obrigações). Este método é bastante utilizado quando as empresas já estão fechando suas portas e encerrando suas atividades, por isso o termo liquidação.

Estes são os métodos de valuation mais utilizados. É claro, que aí vale a experiência e técnica do analista para utilizar o melhor método e também operacionalizar o processo da melhor forma.

Para se fazer um Valuation também são levadas diversas premissas em conta. Portanto, escolhe-las com sabedoria é muito necessário para um bom Valuation.

Conclusão

Analisar uma empresa é uma tarefa extremamente importante para investirmos em bons ativos. O Valuation nos diz quanto vale uma empresa.

Ou seja, o valor de fato da companhia. Ao conhecer esse valor, será muito mais fácil definir se o investimento em determinada ação vale ou não a pena. No fim, se essa ação está cara ou barata.

Diversas técnicas são utilizadas para fazer esse valuation. Eu, particularmente, gosto muito da mais completa que é a de fluxo de caixa descontado.

O rigor em detalhe para fazer uma boa análise por esse método tem de ser muito grande. Mas existem outros bons métodos também que já darão um norte para o investidor, como o método por múltiplos.

Ficou alguma dúvida ou deseja contribuir mais com o assunto? Comente abaixo!

Compartilhe esse conteúdo com mais investidores que você deseja ajudar a obter Mais Retorno conhecendo o método de valuation.

Sobre o autor
Vinicius Alves
Economista, atuou no departamento econômico de empresas de sell side no mercado financeiro. Já foi Top-5 de projeção de inflação de curto prazo do BC.

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados