Open Nav Logo Mais Retorno

Conheça diferentes formas de identificar o valor de uma empresa

Por:
27/05/2019
Conheça diferentes formas de identificar o valor de uma empresa
5 (100%) 2 voto[s]

Somos consumidores e racionais, por isso sempre procuramos saber o valor de tudo que iremos comprar. Isso é muito razoável, não? Não faz sentido pagar por algo mais caro do que ele realmente vale.

No mundo das finanças isso deve ser ainda mais verdadeiro. Além de não querermos pagar mais caro por uma ação, buscamos preços mais baixos, buscando uma valorização no futuro.

O modo clássico de saber o preço de uma ação é através do valor propriamente da empresa. Isso é feito pelo método que chamamos de Valuation.

Inclusive, no texto que descrevemos o famoso Aswath Damodaran falamos sobre esse assunto, que é o campo de domínio do Damodaran.

Vamos discutir, portanto, as diferentes formas de conhecer esse valor.

Por isso, continue lendo para saber mais sobre:

O que é Valuation

O que é valuation

O Valuation é o método de realmente avaliar uma empresa. No final do processo de valuation, o analista poderá afirmar que “essa empresa vale R$ X”. Para chegar a essa conclusão o analista utiliza vários métodos quantitativos e qualitativos.

O histórico da empresa, o setor que está inserido, atual cenário financeiro (receita, despesa, fluxo de caixa, nível de investimento, Market share, etc.).

O propósito central do Valuation é definir se o preço de uma empresa está justo, alto ou baixo. Com isso o investidor poderá definir se compra ou não, ou eventualmente terá que barganhar na negociação.

Quando falamos em análise fundamentalista, aquela que leva em conta os aspectos principalmente financeiros da empresa, o Valuation é um processo que está em questão.

Assim, o investidor conseguirá definir com mais clareza se compra ou não uma ação.

Mas não fica restrito apenas a flutuação de mercado da Bolsa. O valuation é importante também para definir negociações de fusões e aquisições, os chamados M&A. Ou seja, operações entre empresas.

Podemos destacar os seguintes tópicos como importância do Valuation:

  • Escolha de investimentos para uma carteira;
  • Decisão sobre o preço apropriado a pagar ou receber em uma aquisição ou fusão;
  • Realização de investimentos;
  • Liberação de financiamentos;
  • Distribuição de dividendos;
  • Abertura de capital de uma empresa — necessário para realizar a primeira oferta pública de ações, ou IPO;
  • Adoção da gestão baseada em valor — que permite fazer projeções quanto a lucros e resultados futuros de uma organização;

Ufa, com tantas aplicações, o valuation tem de ser algo bastante elaborado. Agora veremos quais os tipos de Valuation.


Métodos de Valuation de empresas

Métodos de valuation de empresas

O Valuation, como dissemos acima, envolve técnicas tanto quantitativas quanto qualitativas. Obviamente, existe a “arte” do analista também. De qualquer forma, temos alguns métodos bem definidos de Valuation:

Análise por múltiplos de mercado

A análise por múltiplos é muito comum na análise fundamentalista. Ela foca na relação dos indicadores financeiros da empresa. A relação mais usual que a análise por múltiplos é a de P/L.

Esta é a relação entre o preço da ação e o lucro da empresa. Se resultar em um número muito alto, isso indicará que o preço da ação está caro, e o contrário também é verdadeiro.

Mas o que seria esse “muito alto”? Qual o parâmetro para definir isso? Bom, isso é uma coisa relativa de cada setor. É preciso levar em conta o setor que a empresa estar inserida (ou seja, comparar com seus concorrentes), bem como o histórico da empresa, perspectivas de lucro, noticiário.

Fluxo de Caixa Descontado

Este é um dos métodos mais analítico e difícil de ser realizado. Irá projetar tudo o que a empresa irá receber e tudo que terá de despesas, trará esses fluxos a valor presente e indicará o valor da empresa.

Esse é um processo muito complexo, imagine a dificuldade de se projetar toda receita e toda despesa. Aqui entram até gastos com fachada da empresa, propaganda, enfim, são muitas variáveis para se levar em conta.

É por isso que analistas de bancos de investimentos (os profissionais especialistas em Valuation) praticamente dormem no escritório.

Se o resultado do cálculo for um valor muito maior do que o preço do ativo hoje, pode ser um indicativo de que a empresa vai ter uma boa performance e, portanto, um indicativo de que é a hora de investir.

Valor do patrimônio líquido

Este método é também chamado de valuation contábil. Esse é o método que leva exclusivamente as informações contábeis da empresa. Em suma, o patrimônio líquido indica, de fato, o quanto a empresa vale.

Ele pode ser obtido pela diferença entre os ativos circulante e não circulante e as dívidas e obrigações da empresa (mapeadas no passivo circulante e não circulante). Assim, esse método é estacionário e não leva em conta as perspectivas para o negócio. Por isso, precisa ser feito em conjunto com outro método.

Liquidação

A liquidação é simples e direta. Trata-se do resultado da diferença entre ativos e passivos: (Bens + direitos) – (deveres + obrigações). Este método é bastante utilizado quando as empresas já estão fechando suas portas e encerrando suas atividades, por isso o termo liquidação.

Estes são os métodos de valuation mais utilizados. É claro, que aí vale a experiência e técnica do analista para utilizar o melhor método e também operacionalizar o processo da melhor forma.

Para se fazer um Valuation também são levadas diversas premissas em conta. Portanto, escolhe-las com sabedoria é muito necessário para um bom Valuation.

Conclusão

Analisar uma empresa é uma tarefa extremamente importante para investirmos em bons ativos. O Valuation nos diz quanto vale uma empresa.

Ou seja, o valor de fato da companhia. Ao conhecer esse valor, será muito mais fácil definir se o investimento em determinada ação vale ou não a pena. No fim, se essa ação está cara ou barata.

Diversas técnicas são utilizadas para fazer esse valuation. Eu, particularmente, gosto muito da mais completa que é a de fluxo de caixa descontado.

O rigor em detalhe para fazer uma boa análise por esse método tem de ser muito grande. Mas existem outros bons métodos também que já darão um norte para o investidor, como o método por múltiplos.

Ficou alguma dúvida ou deseja contribuir mais com o assunto? Comente abaixo!

Compartilhe esse conteúdo com mais investidores que você deseja ajudar a obter Mais Retorno conhecendo o método de valuation.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Conheça diferentes formas de identificar o valor de uma empresa
5 (100%) 2 voto[s]

Leia também:

Sobre o autor

  • Vinicius Alves
  • Economista, atuou no departamento econômico de empresas de sell side no mercado financeiro. Já foi Top-5 de projeção de inflação de curto prazo do BC.

Deixe seu comentário aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


2 Comentários

  • Avatar Bernardo disse:

    Muito bom artigo. Invisto há alguns anos, mas sou novo no mercado de renda variável. Busco sempre aprender mais sobre finanças e mercado de capitais em geral. Pelo que tenho lido, me identifico mais com o perfil de análise fundamentalista (investidor) do que com o perfil de análise técnica (especulador). Minha dúvida é: quem não é formado em Economia consegue fazer “sozinho” uma análise fundamentalista? Não me parece simples para amadores. Qual o melhor caminho para se conseguir investir em ações com real conhecimento do assunto?

    • Olá Bernardo,

      Olha, na verdade eu sou economista e tenho MBA em Finanças, mas análise fundamentalista de ações de fato não vi em nenhum dos meus cursos. Portanto acredito que a graduação não seja tão relevante nesse caso. Hoje existem diversos conteúdos na internet que ensinam sobre esse assunto e acho que o mais importante é a disciplina de estudar sobre o tema e saber avaliar com pensamento crítico qualquer fonte.

      Realmente também não acho que seja um assunto simples para amadores, como você colocou, mas ainda assim é possível aprender aos poucos estudando e praticando (a prática é fundamental para assimilar os conhecimentos). Em breve teremos mais conteúdos sobre esse tema aqui no Mais Retorno para ajudar nossos leitores, mas até lá você pode começar por aqui. 🙂

      Grande abraço e bons investimentos!