Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
Finanças Pessoais

10 frases inspiradoras sobre investimentos que você precisa conhecer

Os seres humanos funcionam a base de incentivos. Trabalhamos pelo incentivo de ganhar dinheiro, investimos pelo incentivo de angariar o retorno, temos relações interpessoais para ganhar…

Data de publicação:04/06/2019 às 12:06 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

Os seres humanos funcionam a base de incentivos. Trabalhamos pelo incentivo de ganhar dinheiro, investimos pelo incentivo de angariar o retorno, temos relações interpessoais para ganhar afeto / carinho. Enfim, tudo é movido visando algo.

A psicologia atua bastante sobre nós. Eu, por exemplo, tenho o grande Ayrton Senna como inspiração. Nas vezes que penso em postergar ou desistir de algo, recorro a alguma frase desse ídolo brasileiro.

Sim, frases inspiradoras funcionam como motor para nós. Nesse sentido, acho extremamente relevante conhecer frases que nos inspirem a sermos melhores investidores, melhores atuantes no mercado, não acha?

Por isso, continue lendo para saber mais sobre 10 frases inspiradoras sobre investimentos e o significado de cada uma delas!

10 frases inspiradoras sobre investimentos

Vou começar com uma personalidade que não é conhecida pelos investimentos em si, mas que tem uma frase extremamente importante nesse sentido:

“Eu acredito muito na sorte, e descobri que quanto mais eu trabalho, mais sorte eu tenho.” – Thomas Jefferson

Acho importante começar com essa frase, que não dá conta apenas de finanças. É importante que se tenha em mente que não existe nada de graça e nem por acaso. É preciso que se tenha muito empenho em tudo o que fizer. Que faça aquilo com amor.

Inevitavelmente, de um jeito ou de outro, mais cedo ou mais tarde, as recompensas virão. Isso eu posso garantir.

É preciso sempre buscar e trabalhar para conseguir alcançar algum objetivo que se tenha, qualquer objetivo que seja.

Trazendo para o nosso mundo das finanças, sempre se aprimore e busque conhecimento que não tenha para tomar a melhor decisão de investimento.

“Regra número 1: nunca perca dinheiro. Regra número 2: nunca se esqueça da regra número 1.” – Warren Buffett

Essa frase do mestre Warren Buffet, que você já pôde conhecer em nosso texto sobre Value Investing, nos lembra o quanto é importante darmos valor ao dinheiro suado que ganhamos.

Às vezes pode parecer egoísmo ou ser mesquinho, mas trata-se de uma frase importante de ser lembrada. O dinheiro é difícil de ser ganhado e por isso deve ser valorizado. Não existe nada problemático em cuidar do dinheiro.

Trazendo para o mundo das finanças, trata-se de sempre ter em mente a cautela e pés no chão, sempre procurar entrar para ganhar e fazer de tudo para ter o melhor investimento.

Gostaria também de lembrar algo que muitas vezes esquecemos: deixar de ganhar dinheiro também significa perder dinheiro. É o que os economistas chamam de Custo de Oportunidade.

O que quero dizer com isso é o seguinte: imagine dois investimentos com o mesmo perfil de risco, liquidez e prazo. Um deu um retorno de 10% e outro de 15%. Se você entrou no primeiro, apesar de ter aferido o ganho bruto, na verdade você perdeu, pois poderia ter um ganho de 5% a mais.

Isso nos lembra de ficar atento a todas oportunidades que o mercado ofereça.

“A falta de dinheiro é raiz de todos os males.” – Mark Twain

Essa frase é um complemento da anterior.

Gosto dela, pois às vezes tenho a impressão de que ganhar dinheiro por aqui é algo “errado”. Às vezes subentende-se que quem ganha dinheiro “passa a perna” nos outros.

Isso não deveria ser incentivado. Você tem de ficar orgulhoso de ser bem-sucedido e de ganhar dinheiro.

Parece ser algo da cultura brasileira. Em outros países, ganhar dinheiro é incentivado desde a infância.

No curso de economia aprendemos que no mundo capitalista, o interesse em ganhar mais gira o mundo e buscar o seu interesse irá girar a economia.

Então, não tenha vergonha em querer e ganhar mais dinheiro. Isso não é errado!

“’É muito melhor comprar uma companhia maravilhosa a um preço justo, que uma companhia justa a um preço maravilhoso.” – Warren Buffett

Mais uma do mestre Warren Buffet e essa traduz bem a sua filosofia de investimento (o Value Investing).

Para ele, uma companhia que tenha de fato valor agregado a oferecer irá performar bem no futuro, não importa se você achar o “preço caro”. A companhia tem valor intrínseco a oferecer.

A empresa pode aparentar estar cara, mas você verá que ela possui valor e, inevitavelmente irá ter uma performance boa no futuro.

Ao comprar ações de uma empresa assim, você colherá tanto os louros de sua valorização, quanto o do pagamento de dividendos. A empresa irá ter uma boa performance e isso voltará ao acionista.

Por outro lado, empresas que pareçam descontadas, não necessariamente serão uma boa oportunidade. Às vezes elas podem ter uma flutuação rápida de preços para cima, no entanto, falhas gerenciais não serão mascaradas eternamente. Assim, mais cedo ou mais tarde, se a empresa de fato não for economicamente viável, seu valor cairá novamente.

O resumo dessa frase é que você tenha cautela na busca de oportunidades e preste atenção no valor que aquela empresa gera para a sociedade. Caso você julgue que seja relevante, pode investir que terá retornos futuros.

“Investir deve ser mais como ver a tinta secar ou assistir a grama crescer. Se você quer adrenalina, pegue $ 800 e vá para Las Vegas.” – Paul Samuelson

Eu gosto dessa frase por nos lembrar uma virtude que o investidor deve ter: paciência.

É claro que swings rápidos de mercado dão lucro no curto prazo. Mas isso é perigoso. Investir deve ser algo pensado a longo prazo e não objetivando ganhos de curtíssimo prazo.

Além disso, é preciso ter sangue frio para se passar em eventuais perdas que o mercado imponha.

Muitas vezes estamos no caminho certo e desviamos por stresses passageiros.

Acho que essa frase complementa a anterior e nos lembra que é preciso ter sangue frio. Dado que a análise está correta, tenha confiança que o resultado virá.

“O mercado de ações foi feito para transferir dinheiro dos investidores ativos para os pacientes.” – Warren Buffett

Warren Buffett é o mestre das frases, você já deve ter percebido. Essa frase vai muito no sentido da anterior. Ser paciente e ter sangue-frio.

Bom se Warren Buffett, que sempre figura na lista dos milionários da Forbes está falando isso, é que se trata de algo para, no mínimo, levarmos em conta, concorda?

“Jamais gaste seu dinheiro antes de você possuí-lo.” – Thomas Jefferson

Acho que essa frase é importante para sabermos algo que deveria ser básico: nunca gaste mais do que ganha.

Sempre use os juros a seu favor (investindo) e não contra (captando recursos, que é algo muito mais custoso).

Se lembrar disso, com pés no chão, terá sucesso no mercado.

Há alguns séculos, Thomas Jefferson já sabia disso…

“Enquanto participante do mercado, se você quer ser bem-sucedido, eu penso que você tem que olhar para o seu próprio interesse” – George Soros

Essa frase nos diz algo que temos que ter sempre em mente: não existe ninguém bonzinho quando o assunto é dinheiro. Qualquer individuo irá querer ganhar o máximo que puder.

Você tem que buscar isso também, e tentar ganhar o máximo que puder. É claro, tendo as questões éticas como pano de fundo, sempre.

Soros, mais um bilionário e ícone do mercado nos diz isso.

“Quem entra na Bovespa para especular, nunca ficará rico” – Luiz Barsi

As vezes é tentador especular para ganhar. Muitas vezes isso acontece, mas isso não é algo constante.

Especular depende muito de sorte e trabalhar apenas com a sorte, um fator que não se tem controle, não é uma boa.

“Eu sempre soube que eu estava caminhando para ser rico. Eu não acho que eu nunca duvidei disso por um minuto.” – Warren Buffet

Ou seja, seja sempre confiante, busque o máximo de aprimoramento e sempre confio em você mesmo.

Conclusão

Escolhi aqui algumas frases inspiradoras que eu gosto. Existem diversas outras e você pode facilmente encontrar por aí.

O ponto é, sempre tenha foco, procure melhorar e busque aprender com os melhores. Dessa forma, o sucesso sempre estará ao seu alcance.

E aí, ficou alguma frase interessante de fora? Comente abaixo!

Compartilhe esse conteúdo com mais investidores que você deseja ajudar a conseguir Mais Retorno conhecendo frases inspiradoras sobre investimentos.

Sobre o autor
Vinicius Alves
Economista, atuou no departamento econômico de empresas de sell side no mercado financeiro. Já foi Top-5 de projeção de inflação de curto prazo do BC.
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados