Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
videos

Segredos revelados: Explore o mundo do Crédito Privado!

Quando o assunto é renda fixa, dificilmente alguém se lembra do crédito privado em um primeiro momento. Os olhos, afinal, voltam-se quase que totalmente para o Tesouro Direto.

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:09/08/2023 às 13:11 -
Atualizado 10 meses atrás
Compartilhe:

Quando o assunto é renda fixa, dificilmente alguém se lembra do crédito privado em um primeiro momento. Os olhos, afinal, voltam-se quase que totalmente para o Tesouro Direto.

Diferentemente dos títulos públicos, o crédito privado não é emitido pelo governo do país, mas sim por empresas. Isso acontece porque, assim como uma nação, qualquer organização pode ter dívidas e emitir títulos visando a arrecadação de recursos.

É aí que entra essa opção de investimento. Uma pessoa (física ou jurídica) pode "emprestar" dinheiro para as empresas e, em troca, receber esse valor de volta futuramente com o pagamento de juros. Ou seja, estamos falando de títulos de dívida emitidos por empresas privadas.

Os títulos de crédito privado podem ser tanto prefixados (com taxa de juros definida no momento do "empréstimo"), como também pós-fixados. Neste segundo caso, geralmente é definido um índice de acompanhamento — normalmente a Selic, o IPCA ou o CDI.

Quer entender um pouco melhor sobre os créditos privados? O Felipe e o Luis falarão um pouco sobre isso no RetornoCast de hoje!


▶ ÍNDICE:
00:00 Introdução
02:10 Analogia dos motivos da quebra de confiança
04:30 O Caso Infinity 
05:30 Por que os fundos fecham? 
07:25 O filme A Grande Aposta
09:35 Como preservar cotistas com fechamento do fundo?

Ainda ficou com dúvidas? Envie para: retornocast@maisretorno.com

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados