Saiba tudo sobre operar vendido | DESCOMPLICA #91
Operar Sold é o nome que se dá quando você vende uma ação que não tem em carteira, e ganha com a queda do mercado. Essa operação também é conhecida como venda a descoberto ou a descoberto. O objetivo desta operação é poder vender um ativo a um determinado preço e recomprá-lo a um preço inferior no futuro.
A ação da Petrobras (PETR4) iniciou o dia cotada a R$ 28,00. O investidor poderia vender a ação a esse preço com a expectativa de que cairia durante o dia. Em determinado horário do dia, a cotação da ação atingiu R$ 26,10. A diferença, menos custos como corretagem e impostos, teria sido seu lucro.
Short selling é a venda de uma ação para aluguel no mercado que chamamos de BTC para realizar a operação. Nessa situação, o investidor deve entrar em contato com a corretora e avaliar a disponibilidade do ativo desejado por um determinado período de tempo, pagando uma taxa livremente negociada. Vale ressaltar que nas operações de venda e recompra realizadas no mesmo dia (day trade), não há necessidade de alugar ações de outra pessoa.
O tempo de realização do BTC é acordado entre ambas as partes, assim como o valor do aluguel. Vale ressaltar que, para quem está começando a operar no mercado financeiro, estude bastante antes de realizar esse tipo de operação, devido ao seu alto grau de risco.
A operação longa é a tradicional, na qual o investidor adquire a participação de uma determinada empresa e a vende quando estiver mais cara. Na operação vendida, ocorre o contrário, o investidor aposta na queda dos preços das ações. Investidores experientes geralmente constroem suas estratégias usando ambos.
Aperte o play e confira o vídeo até o final.