Logo Mais Retorno
videos

Saiba tudo sobre operar vendido | DESCOMPLICA #91

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:15/12/2022 às 18:57 -
Atualizado um mês atrás
Compartilhe:

Operar Sold é o nome que se dá quando você vende uma ação que não tem em carteira, e ganha com a queda do mercado. Essa operação também é conhecida como venda a descoberto ou a descoberto. O objetivo desta operação é poder vender um ativo a um determinado preço e recomprá-lo a um preço inferior no futuro.

A ação da Petrobras (PETR4) iniciou o dia cotada a R$ 28,00. O investidor poderia vender a ação a esse preço com a expectativa de que cairia durante o dia. Em determinado horário do dia, a cotação da ação atingiu R$ 26,10. A diferença, menos custos como corretagem e impostos, teria sido seu lucro.

Short selling é a venda de uma ação para aluguel no mercado que chamamos de BTC para realizar a operação. Nessa situação, o investidor deve entrar em contato com a corretora e avaliar a disponibilidade do ativo desejado por um determinado período de tempo, pagando uma taxa livremente negociada. Vale ressaltar que nas operações de venda e recompra realizadas no mesmo dia (day trade), não há necessidade de alugar ações de outra pessoa.

O tempo de realização do BTC é acordado entre ambas as partes, assim como o valor do aluguel. Vale ressaltar que, para quem está começando a operar no mercado financeiro, estude bastante antes de realizar esse tipo de operação, devido ao seu alto grau de risco.

A operação longa é a tradicional, na qual o investidor adquire a participação de uma determinada empresa e a vende quando estiver mais cara. Na operação vendida, ocorre o contrário, o investidor aposta na queda dos preços das ações. Investidores experientes geralmente constroem suas estratégias usando ambos.

Aperte o play e confira o vídeo até o final.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

Inscreva-se em nossa newsletter