videos

RETORNO LÍQUIDO, BRUTO, NOMINAL E REAL: o que são e qual a diferença

RETORNO LÍQUIDO, BRUTO, NOMINAL E REAL: o que são e qual a diferença No episódio 62 do #Descomplica, Bia Prata explica sobre o Retorno. Você vai…

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:24/03/2022 às 02:10 - Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

No episódio 62 do #Descomplica, Bia Prata explica sobre o Retorno. Você vai entender de forma descomplicada sobre retorno líquido, retorno bruto, retorno nominal e retorno real.

O que é retorno bruto?
O retorno bruto nada mais é do que o ganho de capital que o ativo oferece antes de deduções, como é o caso de taxas de impostos. Ou seja, é o valor do ganho da operação, mas ainda desconsiderando essas cobranças específicas.

Dentro do mercado financeiro, por vezes encontramos termos semelhantes que representam a mesma coisa. Por isso, é possível que você encontre o conceito de rentabilidade bruta que, para investimentos, é o mesmo do que retorno bruto.

O que é retorno líquido?
O retorno líquido (ou rentabilidade líquida) é o termo dado ao lucro de um investimento descontadas todas as cobranças de taxas e de impostos. Ou seja, de maneira mais objetiva, trata-se da rentabilidade que um investimento efetivamente entra no bolso do investidor.

Esse é um conceito importante, pois nem todos os operadores do mercado financeiro percebem que a rentabilidade de um ativo pode ser apresentada antes dessas deduções. Assim, a avaliação de qual o melhor tipo de investimento pode ser comprometida.

O que é retorno nominal?
Representa o rendimento do retorno líquido do investimento, sem considerar a inflação.

O que é retorno real?
Representa o rendimento do retorno líquido do investimento, descontando a inflação. Demonstra o quanto os investimentos estão performando acima da inflação.

Ainda ficou com dúvida? Confira tudo sobre os termos no nosso Glossário. 

Retorno Bruto

Retorno Líquido

Sobre o autor
Equipe Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!