RED FLAGS NOS INVESTIMENTOS: o que são e porquê você deve ficar atento
RED FLAGS NOS INVESTIMENTOS: o que são e porquê você deve ficar atento Você sabe o que é Red Flags? No episódio 73 do #Descomplica, Bia…
Você sabe o que é Red Flags? No episódio 73 do #Descomplica, Bia Prata explica tudo sobre o termo.
O que são as red flags?
Red flags (ou bandeiras vermelhas, em português) é uma expressão que pode ser utilizada para diversas sinalizações, a depender do segmento em que é aplicada. No contexto do mercado financeiro, costuma ser associada ao risco.
O risco, no contexto das red flags, contudo, não representa apenas as questões tradicionais que costumamos abordar por aqui, como liquidez ou mercado, mas sim o potencial de problemas que um determinado ativo pode trazer aos seus investidores — administrativos, fraudes ou erros nos seus relatórios contábeis, por exemplo.
Em suma, portanto, podemos dizer que o conceito se aplica para situações que não são desejáveis no contexto dos investimentos, algo que pode afastar o interesse dos investidores. Traz diversos impactos tanto para o ativo (especialmente no caso de ações), como também de precificação no mercado financeiro.
Como funcionam as red flags?
Podemos perceber, portanto, que as red flags trazem um cenário diferente para o investidor. Não se trata de um risco convencional ao ativo, mas sim uma questão problemática, que pode inclusive afetar a qualidade e a reputação do negócio, principalmente no mercado acionário. Para essa medida, utiliza-se o indicador de bandeira vermelha.
De um modo geral, essa ferramenta é muito utilizada por empresas auditoras de documentos contábeis (como Balanço Patrimonial ou Demonstrativo de Fluxo de Caixa, por exemplo) na indicação de potenciais fraudes que possam vir a afetar a imagem e a confiabilidade de uma companhia.
Importante mencionar que a sinalização das red flags não representa, necessariamente, que exista um problema do nível de uma fraude. Essa é apenas uma forma de avisar que há algum tipo de incompatibilidade cujo impacto pode ser ou não comprovado por meio de pesquisa e reavaliação. De qualquer forma, pode ser entendido como um "sinal de alerta".
Ademais, outro ponto essencial é que nem todas as red flags possuem o mesmo impacto no mercado financeiro. Alguns investidores priorizam questões que podem levantar uma bandeira vermelha, enquanto outros podem considerar o mesmo fator como algo secundário e que não desestimularia um investimento. Trata-se de um cenário subjetivo.
ÍNDICE:
00:00 Introdução
00:24 Significado de Red Flag
00:52 O que são Red Flags nos Investimentos
01:18 Risco de Red Flags no Investimentos
02:10 Red Flags na economia
Ainda ficou com dúvida? Confira tudo sobre Red Flags no nosso Glossário: https://bit.ly/3aBqwOB
Gostou do conteúdo? Curta o vídeo, inscreva-se no canal e deixe seu comentário abaixo.