POLÍTICA MONETÁRIA: o que é e como funciona
POLÍTICA MONETÁRIA: o que é e como funciona Você sabe o que é Política Monetária? No episódio 64 do #Descomplica, Bia Prata explica tudo sobre o…
Você sabe o que é Política Monetária? No episódio 64 do #Descomplica, Bia Prata explica tudo sobre o termo.
A política monetária representa o conjunto de medidas que são tomadas por autoridades do ramo econômico (Bancos Centrais e demais instituições subsidiárias) para interferir na circulação da moeda e na relação oferta e demanda do mercado financeiro.
Entre as principais medidas adotadas na política monetária pode-se citar o recolhimento compulsório (um depósito obrigatório que os bancos comuns devem realizar, conforme a conveniência do BC) e a alteração da taxa básica de juros.
Em todos os casos, ela é usada como ferramenta de controle econômico, de modo que possibilita a influência governamental sobre as dinâmicas de consumo e o desempenho financeiro do país.
Para tanto, são necessárias adaptações nas estratégias aplicadas, de modo a alcançar o resultado desejado naquele contexto. Isso explica, então, a existência de dois tipos diferentes de política monetária: a expansionista e a contracionista.
Atuando em conjunto com a política fiscal e cambial, a política monetária compõe ainda a estrutura principal das políticas financeiras de um país.
Política monetária expansionista
Ao se dizer que um país está adotando uma política monetária expansionista, indica-se que o Banco Central está adotando medidas para aumentar a oferta de dinheiro em circulação (como a diminuição da taxa Selic, por exemplo).
Política monetária contracionista
Por outro lado, se o que ocorre é uma política monetária contracionista, o posicionamento adotado é justamente o contrário: com o objetivo de controlar a inflação, o governo está lançando mão de ferramentas que diminuam a oferta da moeda (como o aumento do percentual de recolhimento compulsório).
Ainda ficou com dúvida? Confira tudo sobre Política Monetária no nosso Glossário.