O que é operar comprado?
Operar comprado é uma operação financeira na qual um investidor compra um título com a expectativa de vendê-lo por um valor mais alto. Suponha, por exemplo, que um investidor comprou 100 ações da empresa X por R $10 cada uma, ou seja, investiu o total de R $1000. Assim, esse investidor pode vender os papéis recém adquiridos por R $2000, operando comprado com um lucro de R$1000.
Claro, para obter sucesso nessa operação é preciso conhecer o mercado financeiro, a economia global e fazer uma boa análise do cenário atual para encontrar boas opções de investimento. Alguns sinais indicam que determinado ativo poderá se valorizar. Reestruturações societárias, mudança nos hábitos dos consumidores, falência de uma empresa concorrente e aportes financeiros também podem indicar que determinadas ações se valorizaram nos próximos meses.
Vale observar que operar comprado difere de comprar ações para obter rendimentos periódicos, como dividendos. No primeiro caso, o investidor tem o objetivo claro de lucrar com a venda dos papéis e não deseja mantê-los na sua carteira de investimentos por muito tempo.
Além de operar comprado, é possível operar vendido - uma operação menos comum. A ordem dessa segunda operação é invertida, ou seja, o investidor lucra com a venda de ativos e com a sua posterior recompra a um preço inferior.
Nesse caso, só se obtém lucro caso os ativos se desvalorizem no mercado, o que significa que é importante estudar o comportamento da economia para obter sucesso nessa operação.
Aperte Play e acompanhe até o final.