
O que é e como AVALIAR O DRAWDOWN de um ativo?
Drawdown é uma palavra inglesa que pode ser traduzida como rebaixamento ou declínio. No universo do mercado financeiro, este termo é a medida de diminuição de uma variável, geralmente o lucro, tendo como referência um topo histórico, em determinado período de tempo. Podemos dizer que o drawdown se assemelha bastante à definição de desvio-padrão.
Um aspecto muito importante quando se fala nessa medida é a avaliação de sua magnitude. No exemplo apresentado, com 75% de drawdown, o ativo teve uma grande depreciação, mas isso não explica tudo, pois precisamos acompanhar a duração deste indicador.
Em uma série histórica, quanto tempo determinado ativo demora para retornar ao mesmo patamar de um topo anterior?
Essa medida é o que chamamos de duração de um drawdown e isso é pertinente pela seguinte questão:
Se o período de duração dele for extenso, isso significa que o capital investido demora para retomar ao patamar de maior máxima obtido anteriormente.
O mercado financeiro é onde o drawdown encontra a aplicação mais intuitiva, principalmente nas operações de bolsa de valores. Essa medida dá uma ideia de como pode ser difícil recuperar o que foi perdido em um investimento. Se o seu drawdown atual é de 10%, não basta levantar mais 10% para que a perda seja zerada. É sempre importante trabalhar com diversificação para diluir eventuais perdas entre diferentes ativos.
Aperte Play e acompanhe até o final.